Página inicial > Últimas Notícias > Revista Humanitas - Volume 2, 2022

Revista Humanitas - Volume 2, 2022

• Publicado: Terça, 11 de Abril de 2023, 14h39
  • Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2023, 14h35

O dossiê Bem Viver na Amazônia da Revista Humanitas (UFPA), organizado pelo Prof. Dr. Rodrigo Peixoto (PPGSA) e pelo doutorando Ozian Saraiva (PPGSA) já está disponível no site do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

O dossiê conta com a produção de 9 artigos, dentre eles de alguns discentes do PPGSA e está disponível no link: https://ifch.ufpa.br/.../598-revista-humanitas-volume-2-2022 e no site da revista Humanitas: https://ifch.ufpa.br/.../29.03%20%20HUMANITAS%20v.%202%2C.... A referência para busca é a edição Humanitas, volume 2, n. 1/2, 2022.

A apresentação “Dossiê Bem Viver na Amazônia” é do Prof. Dr. Reinaldo Matias Fleuri (UFSC/UEPA). Em seguida, o dossiê inicia com o artigo “Bem Viver e Impessoalidade na vida Metropolitana: o Memorial da Morte como Vivência Comunitária”, da doutoranda Elisa Rodrigues (PPGSA-UFPA) e Diogo Bendelak (UFPA).

O artigo “O Bem Viver Sob a Perspectiva Feminista: Convergências, Problematizações e Desafios” é de autoria de Mariateresa Muraca (UEPA). Já o artigo “Luta, Educação e o Bem Viver: a Associação dos Discentes Quilombolas Da Universidade Federal Do Pará Frente À Covid-19” foi escrito por Ingrid Cruz (UEPA) e João Neto (UEPA).

O texto “Contribuições da Ética Do Bem Viver Para Uma Educação Que Colabore Para Resistir Ao Antropoceno” é de autoria de Amanda Veloso (IFRJ). Em seguida, o artigo “Bem Viver e Justiça Ambiental: uma Perspectiva Hemisférica”, de Benjamin Kantner (Universidade da Califórnia).

O artigo “Lugar de Vida Popular e Bem Viver em Belém (PA): Pertencimento, Tradição e Identidade”, é de Jakson Silva da Silva (SEDUC-PA). Já o texto “Educação, Ambiente e Interculturalidades do nosso Viver Amazônico: vivência pelo Bem Viver!” é de autoria de da doutoranda Marta Torres (PPGSA-UFPA) e do doutorando Luís Parlandin (PPGSA-UFPA).

Finalizando o dossiê, o artigo “Diálogos de Bem Viver entre Rabequeiros Bragantinos: Construindo Instrumentos e laços de amizade” foi escrito pelo doutorando Ozian Saraiva (PPGSA-UFPA) e “Bem Viver, Direito à Cidade e Quilombismo: uma Pesquisa para reconhecer lugares e Territórios Negros em Belém (PA)” é de Rodrigo Peixoto (UFPA).

Boa leitura!

Texto : Divulgação