Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PPHIST celebra criação da primeira turma do curso de Mestrado no Marajó (campus de Breves)
Início do conteúdo da página
Ultimas notícias

PPHIST celebra criação da primeira turma do curso de Mestrado no Marajó (campus de Breves)

  • Publicado: Terça, 21 de Outubro de 2025, 15h12
  • Última atualização em Terça, 21 de Outubro de 2025, 17h24

CONQUISTA MARAJOARA!!!

PRIMEIRA TURMA DE MESTRADO EM HISTÓRIA NO ARQUIPÉLAGO

 O PPHIST/UFPA divulga RESULTADO FINAL do 1o Processo Seletivo para a PRIMEIRA turma intervalar de mestrado em História Social da Amazônia no maior arquipélago flúvio-marinho do mundo. Dos 156 inscritos na 1a etapa, 33 conquistaram APROVAÇÃO com propostas incríveis sobre história, cultura, economia, religião/religiosidade, sociedade, desdobrando-se em pesquisas que vão de D. José Luís Azcona às folias tradicionais; do Mapuá às artes como resistência de Anajás; dos seringais às rabetas; das comunidades quilombolas às encantarias; da 1a mulher que iniciou a venda do açaí na cidade de Breves às jovens ribeirinhas que rasgaram os portões universitários do Marajó; do pão de Curralinho ao clássico de futebol Santana e Atalaia; dos portos à rodovia em Portel que vai unindo à região com o restante do Estado, entre outros grandes temas de pesquisa que ampliam olhares sobre as Amazônias, suas pluralidades e diversidades.

 A banca constituída por grandes professores e pesquisadores da Amazônia: @aldrinfigueiredo, @makosta77, @danielsbarroso, Magda Ricci, nossa coordenadora do @pphist.ufpa, entre os quais tive a honra de fazer parte, viveu uma experiência única que marcou profundamente nossas vidas.

 O sonho marajoara de ver o mestrado de História da maior universidade pública da Amazônia interiorizar-se foi semeado em 1987 em Soure, Marajó dos Campos, e em uma primeira turma de graduação 1990, em Breves, no Marajó das Florestas.

 Ao longo dessas mais de 3 décadas, os educadores marajoaras não se acomodaram. Seguiram investindo em seu desenvolvimento pessoal, profissional e exigindo a conquista de novos direitos, especialmente o de cursar os níveis de pós-graduação em circuitos da própria região.

 Os 33 APROVADOS são profissionais da educação de 10 municípios marajoaras, com histórias de sonhos, lutas e superações impactantes.

 Em nome do PPHIST/UFPA, agradecemos o apoio da Reitoria, da Pró-reitoria de pós-graduação, do campus da UFPA/Breves, da Prefeitura de Breves, das secretarias municipais de educação, dos sistemas de comunicação marajoaras e, especialmente, dos marajoaras, todos profissionais que se desafiaram à participação desse primeiro certame em História Social da Amazônia no Marajó.

 Agenor Pacheco Sarraf - docente PPHIST
19/ 10/ 2025

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página