Página inicial > Últimas Notícias > PPGSA promove Seminário “Logísticas da Devastação: mineração, agronegócio e outras colonialidades" nos dias 16 e 17 de setembro

• Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2024, 14h39
  • Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2024, 15h42

O Grupo Guamá - Coletivo de Pesquisa da Amazônia Urbana vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA) promoverá nos próximos dias 16 e 17 de setembro o Seminário “Logísticas da Devastação: mineração, agronegócio e outras colonialidades”. O evento ocorrerá no Auditório Setorial Básico I, às 9h30m e terá a participação aberta ao público interessado.

Convidados - O seminário terá a presença de pesquisadores internacionais e nacionais, como o pesquisador Sandro Mezzadra, professor de Teoria Política da Universidade de Bologna, Itália, que  está no Brasil, neste mês de setembro, participando de uma extensa programação  de palestras e seminários em instituições de ensino superior que  incluem a UFRJ, UFF, UFMG, USP. A vinda a Belém é especialmente para participação no seminário na UFPA, já que ele representa uma das principais referências contemporâneas no debate sobre fronteiras e migração, e sobre extrativismo capitalista e estruturas logísticas, com várias obras publicadas. O objetivo dessa participação do professor  no seminário é para  desenvolver interlocuções com suas pesquisas a partir da Amazônia e gerar perspectivas de cooperação para pesquisas futuras

Outro participante internacional é o  pesquisador Hernán Cuevas, doutor em Ciência Política e professor da Universidad Astral do Chile, onde pesquisa transformações logísticas em cidades portuárias. A convidada nacional é a professora Lívia de Tommasi, da Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PHCS/UFABC),  que estuda periferias, culturas urbanas e gestão da pobreza.

Programação - A abertura da  programação na manhã do  dia 16 de setembro,  será feita pela pesquisadora Edila Moura, docente do PPGSA, que fará a apresentação do seminário. Em seguida na mesa sobre “Logísticas, capital e subjetividades” estarão a pesquisadora Edna Castro juntamente com Sandro Mezzadra e Livia de Tommasi.

A tarde está prevista a mesa “Estruturas, monoculturas e vigilância” com a participação dos pesquisadores Leonardo Cruz  (PPGSA) e Gilberto Marques do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFPA).

No dia 17 o professor  Rodrigo Peixoto (PPGSA) fará a mediação da mesa “Conflitos e contracolonialidades”,  que reunirá os  discentes do Programa de Pós-Graduação Silvana Sarmento (PPGED/UEPA e John Cleber Sarmento (PPGEG/UFPA), ambos do quilombo de Jambuaçu com apresentações sobre as ameaças representadas pela Hydro; Andrea Cardoso, do PPGSA sobre o protocolo de consulta do quilombo de Moju-Miri; e Karina Pimenta, também do PPGSA sobre os conflitos envolvendo o porto da Cargill em Santarém.

Internacionalização – Grupo de Pesquisa Guamá - Coletivo de Pesquisa da Amazônia Urbana - está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará e é coordenado pelo professor Carlos Freire, docente do PPGSA que explica que o seminário “vai de encontro aos objetivos prioritários do PPGSA ligados às metas de internacionalização”. O evento tem o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Pará.