Retomada das Atividades de Preparação do Diagnóstico Arquivístico do IFCH
Prezados Diretores e Coordenadores do IFCH,
Recebemos a solicitação da Coordenadoria de Gestão Documental (CGDOC) do Arquivo Geral da UFPA para retomarmos as atividades de preparação do Diagnóstico Arquivístico do IFCH, que foram suspensas durante o período de greve e da SBPC.
As atividades a serem retomadas incluem as seguintes etapas:
-
Assistir à apresentação da demanda e metodologia de trabalho proposta pela CGDOC, que ocorrerá no dia 19 de agosto, no auditório da Faculdade de Filosofia, localizado no segundo andar do IFCH, das 9h às 10h.
-
Receber membros da equipe da CGDOC em cada subunidade para responder às questões necessárias para a definição do diagnóstico arquivístico.
-
Proceder com a organização dos respectivos arquivos de acordo com as exigências institucionais.
Para garantir o efetivo cumprimento de todas essas etapas, é essencial a participação dos diretores/coordenadores ou seus substitutos, bem como do corpo técnico de cada subunidade.
Esse levantamento atende a uma exigência atribuída à UFPA, conforme explicitado no seguinte texto:
A Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma entidade pública que produz e mantém registros sobre suas atividades administrativas e acadêmicas. De acordo com a Lei 8159/1991, que regulamenta a política nacional de arquivos, e considerando a importância da UFPA como instituição científica na Amazônia e no Brasil, o tratamento dos documentos arquivísticos tem como principais finalidades: assegurar a transparência na gestão pública, proteger direitos e preservar a memória institucional.
Em cumprimento ao Decreto 8.539/2015, que dispõe sobre o uso do processo eletrônico no âmbito da administração pública federal do poder executivo, e conforme a Portaria GR nº 4458/2021, de 30 de dezembro de 2021, da UFPA que estabelece conceitos, definições e procedimentos para produção e tramitação de documentos e processos que devem ocorrer somente de forma eletrônica.
Diante disso, constatou-se nas unidades e subunidades da universidade o acúmulo desorganizado de documentos físicos e digitais gerados no decorrer da realização das atividades, sejam elas acadêmicas ou administrativas.
Nesse sentido, o plano de identificação de documentos físicos, digitais e eletrônicos do Arquivo Central, por meio da Coordenadoria de Gestão de Documental (CGDOC) visa identificar e planejar o tratamento arquivístico dos documentos, bem como para o uso dos espaços de armazenamento.
Assim, a identificação da Massa Documental Acumulada (MDA) dos Institutos, das Faculdades e Programas de Pós-graduação tem por objetivo implantar uma política de gestão de documentos nessas unidades e assim assegurar a adequada destinação dos documentos como: os documentos prescritos, de guarda intermediária e de guarda permanente.
Será necessária a presença do(s) responsável(is) pela unidade para que o questionário seja aplicado pela arquivista. Em acordo com a direção do instituto as visitas serão entre os dias 19 a 23 de agosto de 2024. Para mais informações: cgdoc.ac@ufpa.br.
Clique aqui para ver o cronograma das visitas às subunidades.
Agradecemos desde já a colaboração de todos para o sucesso dessa atividade.
Cordialmente,
Edila Moura
Diretora Geral do IFCH
Redes Sociais