Página inicial > Últimas Notícias > O Ebook Ecopolitica, necropolitica e resistências em tempo de pandemia " já está disponível para download.

• Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2022, 16h50
  • Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 16h12

Este E-book reúne um conjunto de falas, ensaios e artigos que foram objeto de debate no II Seminário Internacional América Latina-Caribe: Ecopolítica, Necropolítica e Resistências em Tempo de Pandemia, realizado no formato on-line no período de 27 a 30 de outubro de 2020 pela Universidade Federal do Pará. Seria a princípio um Seminário presencial sobre proibicionismos, políticas de drogas e seus efeitos de encarceramentos, fascismos e resistências, mas no meio da montagem, fomos atravessados pela irrupção avassaladora da catástrofe pandêmica, o que nos fez redirecionar o campo temático num esforço de refletir coletivamente, no calor dos fatos, sobre a situação vivida do fenômeno pandêmico na Amazônia, no Brasil e na América Latina. O redirecionamento da temática não significou o abandono do que havia sido alinhavado pelo coletivo Confronto de Ideias, conforme os/as leitores/as poderão constatar no corpo da coletânea.

Fruto da parceria entre o Projeto de Extensão Universitária Confronto de Ideias e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Sociologia- -PPGSA, ambos sediados no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, o Seminário procurou dar conta desta diversidade temática através de uma programação constituída por grupos de trabalho, conferências e mesas-redondas reunindo discentes, docentes, pesquisadores/as de diferentes universidades. Acontecimento extraordinário no âmbito da UFPA e de Belém, o Seminário trouxe uma primeira aproximação e reflexão crítica da problemática da COVID-19 no nosso país, incursão feita por professores, pesquisadores/as e estudiosos/as profundamente comprometidos/as co m o debate público sobre os problemas do Brasil contemporâneo em contexto regional e global. Também operou como catarse sobre o que nos afligia desde o advento da doença em sua a primeira onda assustadora ocorrida seis meses antes. E, sobretudo, foi uma resposta institucional ao momento que estávamos vivendo, colocado sob o signo da morte e da distopia e nomeado precisamente no título do Seminário.

Enquanto instituição amazônica dedicada à livre produção e manifestação do pensamento crítico-analítico, a Universidade Federal do Pará, reunindo convidados/ as de outras instituições do país e de fora, não poderia ter dado melhor resposta, à altura da excepcionalidade daquele momento trágico e obscurantista da nossa história, inclusive aos ataques sofridos diretamente pela UFPA a ainda recente ameaça velada de nomeação, pelo governo federal, de um “interventor” para assumir a Reitoria, em total desrespeito à autonomia universitária; e a invasão de um recinto acadêmico, em novembro de 2017, pelo então prefeito do município de Senador José Porfirio-PA, acompanhado por mais de 40 pessoas, para impedir a realização de seminário coordenado pela Profa. Rosa Elizabeth Acevedo Marin, ocorrência criminal que foi qualificada pela Reitoria da UFPA como “uma agressão à autonomia universitária” visando a própria instituição.

O II Seminário Internacional América Latina-Caribe: Ecopolítica, Necropolítica e Resistências em Tempo de Pandemia foi, ele mesmo, um superior ato de resistência à Ecopolítica, à Necropolítica e à Pandemia vigentes. Que permaneça, graças a esta publicação e aos vídeos disponíveis no site do projeto Confronto de Ideias, como uma referência maior e um “super-alento” para seguirmos na luta.

O E-book – desdobramento e memória do Seminário – apresenta 29 trabalhos resumidos a seguir, na Introdução. Desejamos a todos/as/xs uma leitura proveitosa e inspiradora! " Para baixar e ler  acesse o link https://www.editoracabana.com/_files/ugd/e2a408_97c3f51ee1d545808e42422629adec9e.pdf