Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Psicólogo - 27 de agosto

Dia do Psicólogo - 27 de agosto

• Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2022, 15h07
  • Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2022, 13h25

A Direção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas parabeniza seus/suas profissionais de Psicologia, que atuam na Clínica Escola  e em atividades de docência, pelo seu dia.

A regulamentação da profissão de Psicologia meio da Lei nº 4.119/1962, sancionada no dia 27 de agosto foi o marco para o estabelecimento da data comemorativa dessa categoria profissional.

No entanto, somente se tornou oficial 54 anos depois com a Lei 13.407/2016 que instituiu o Dia Nacional do Psicólogo. Desde a criação do curso de Psicologia e de sua Clínica Escola, na década de 70 na UFPA,  a formação de psicólogos e psicólogas tem fomentado discussões éticas e políticas que ampliaram a atuação em diversas áreas de acordo com as mudanças sociais e a pluralidade de nosso país. Portanto, a importância da data anual é muito mais do que uma comemoração, pois relembra e valoriza toda a luta e as conquistas da Psicologia para a transformação social e promoção dos Direitos Humanos ao longo das últimas décadas.

Texto: Profa. Dra. Gilce Távora