Página inicial > Últimas Notícias > Livro “Filosofias e Educação: Provocações para o pensamento” já está disponível para download

• Publicado: Quinta, 04 de Agosto de 2022, 18h13
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2022, 19h31

O Livro “Filosofias e Educação: Provocações para o pensamento” já está disponível para download no site da RFB Editora.com  .

A publicação  reúne uma série de textos, em sua maioria de professores da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará. Participa ainda no esforço para a junção desses trabalhos o grupo Paideia, da mesma Instituição, sob a coordenação do professor doutor Damião Oliveira, docente da Faculdade.  Tal grupo vem desenvolvendo estudos e pesquisas, de modo específico, com a Filosofia da Educação, integrando não só a graduação e a pós-graduação em Filosofia, mas também o Programa de Pós-graduação em Educação da mesma Instituição. A coletânea ainda abre diálogos com colegas de outras Universidades Brasileiras que fazem conversações com a Filosofia e a Educação, como forma de desenvolver intercâmbios entre seus grupos de trabalhos, favorecendo trocas e ampliando redes de pesquisas no Brasil e na região Norte.

Os textos são ligados a projetos de pesquisas em desenvolvimento e/ou concluídos, e os pesquisadores discorrem diretamente com seus problemas de pesquisas de maneira ampliada. No agrupamento desses trabalhos, importante notar o pluralismo teórico-filosófico que está presente; porém, cada autor, a partir de seu campo de interesse, volta-se para a educação, mas remetendo ao horizonte da filosofia que, em suas raízes históricas, interroga a educação sobre seus pressupostos formativos, culturais, valorativos, éticos, morais, demandando questões práticas, mas também no que se passa como formação no/pelo pensamento. Filosofia e Educação nascem nessa relação mútua e interessada no humano, no formativo, na política e na ética.

Texto: Apresentação