Página inicial > Últimas Notícias > I Congresso da Rede Amazônica para Formação e Ensino de História (REPAMFEH). De 26 a 28 de outubro.

• Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2022, 17h48
  • Última atualização em Quarta, 03 de Agosto de 2022, 19h29

A Universidade Federal do Pará foi a instituição escolhida para sediar o I Congresso da Rede Amazônica para Formação e Ensino de História (REPAMFEH) que ocorrerá em Belém ,  entre os dias 26 e 28 de outubro.

A Rede Panamazónica para a Formação e o Ensino  de História (REPAMFEH) é um coletivo formado por professores/as e pesquisadores/as dos países amazônicos que tem como finalidade reunir e articular professores, professoras, pesquisadoras e pesquisadores envolvidos com ensino ou pesquisa sobre formação e o ensino de História (e temas correlatos como: aprendizagem histórica, livro didático, formação docente, cultura escolar, didática da história, memória e tempo presente, saber histórico escolar, história ensinada, saberes docentes) no âmbito dos países amazônicos.

A criação da RED PANAMAZÓNICA PARA LA FORMACIÓN Y ENSEÑANZA DE LA HISTORIA (REPAMFEH), foi concebida em 2020 para fomentar  o diálogo de pesquisadores do Brasil/UFPA com os de países como  Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Na UFPA, a criação  foi liderada pelo professor doutor Erinaldo Cavalcanti , docente da Faculdade de História e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA).

O I Congresso contará com duas conferências, seis mesas e GT Historiação. Teremos a participação de pesquisadores/as de cinco instituições do Pará (UFPA, Unifesspa, UFOPA, UEPA e IFPA); seis instituições localizadas nos demais estados da Amazônia brasileira (Unifap, UFMA, UFAC, UFRR, UFMT e IFAM) e sete instituições estrangeiras localizadas nos demais países amazônicos (Universidad Pedagógica Nacional – Colômbia; Pontificia Universidad Católica – PUCP-Peru; Univ. Católica Andrés Bello – UCAB-Venezuela; Univ. Pedagógica Experimental Libertador - UPEL, Venezuela; Universidad Mayor de San Andrés – UMSA-Bolívia; Universidad del Valle, Calli-Colômbia e Colegio Nacional Andrés Bello – UEESA, Quito, Equador).

Todas as demais informações sobre a programação do evento e inscrições podem ser obtidas no site