Página inicial > Últimas Notícias > Clube de Leitura da Fafil retoma atividades nos meses de maio e junho

Clube de Leitura da Fafil retoma atividades nos meses de maio e junho

• Publicado: Quarta, 15 de Junho de 2022, 10h33
  • Última atualização em Quarta, 15 de Junho de 2022, 14h07

A segunda agenda do evento’ 1° jornada dos clubes de leitura em Belém: perspectivas e abordagens’ será realizada na próxima sexta-feira, dia 24 de junho .Este segundo momento, terá a presença da autora paraense  Monique Malcher, cuja importante obra ‘Flor de gume’ foi vencedora do Jabuti 2021 na categoria conto. O evento terá duas partes: a primeira, será um bate-papo com a autora transmitido ao vivo pelo canal da faculdade Bate - papo com a autora Monique Malcher sobre o vencedor do jabuti 2021 "Flor de gume" - YouTube; a segunda, marca a retomada do clube de leitura da FAFIL ‘ Clave do poético’ que debaterá a obra em foco, ‘ Flor de gume’ via google meet (link no folder).

O Clube de Leitura ‘Clave do poético’,   da faculdade de Filosofia  (Fafil/UFPA) retomará as atividades presenciais nesta sexta-feira, dia 27 de maio, com a realização do evento  “1ª Jornada dos Clubes de Leitura em Belém : perspectivas e abordagens”. A iniciativa terá a parceria da  Escola de Aplicação da UFPA  (EA/UFPA) e ocorrerá no Laboratório de Filosofia.

A proposta de criação de  Clube de Leitura na UFPA  surgiu  em 2019 na Escola de Aplicação ,  visando fomentar o exercício da leitura entre o público discente.   Em 2020 o projeto foi aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), e firmou parceria com a Faculdade de Filosofia para a criação de novos núcleos no espaço universitário.  Atualmente o Clube   reúne professores, discentes e egressos da EA, e de cursos de graduação da UFPA. E também está em momento de construção de parceria com  a escola estadual  Barão de Igarapé Miri, localizada no bairro do Guamá, em Belém.

Programação – A Jornada iniciará às 15h, com a palestra “Práticas de leitura e formação de leitores” proferida pelos professores da Escola de Aplicação e do Instituto de Ciências da Educação. Em seguida haverá a mesa “Clubes de Leitura em Belém: perspectivas de atuação” , com a participação de quatro clubes de leitura que tem atividades na cidade.

“Nessa retomada presencial o objetivo é apresentar esse importante locus de atuação, experiências e escreviências que são os clubes de leitura e como nossa região tem amadurecido no desenvolvimento desses espaços que se desenrolam em perspectivas diversas. Teremos a participação de clubes como o Leia mulheres e a Tag- Experiências literárias, que gentilmente aceitaram nosso convite para compor a mesa”, informa Aline Brasiliense, professora de Filosofia da Escola de Aplicação que atua como coordenadora do projeto.

Junho – No mês de junho os eventos do Clube de Leitura passarão a integrar a agenda do Projeto Diálogos Filosóficos que tem atividades mensais na Fafil. No dia 24, o Clube realizará uma  Roda de Conversa sobre a obra ‘Flor de gume’, vencedora do Prêmio Jabuti em 2021 na categoria conto. A escritora paraense Monique Malcher, autora da  publicação, participará de um   papo com os presentes.

Participantes – A “1ª Jornada dos Clubes de Leitura em Belém : perspectivas e abordagens” é aberta a  todos os interessados/as sem inscrição prévia, bastando comparecer ao local do evento , no Laboratório de Filosofia, que está localizado no andar superior do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).  Os participantes receberam certificação de  carga horária de 2hs.

Equipe – estão envolvidos no projeto Clube de Leitura, além da professora Aline Brasiliense, a  professora de sociologia da Escola de Aplicação da UFPA, Vergas Vitória, que atua  na função de subcoordenadora; discentes da escola de aplicação e graduandos UFPA; o  diretor da Fafil , professor  Damião Bezerra; colaboradores externos da rede estadual de ensino SEDUC/PA, professor Alan Brito e a diretora Odilene Santos da escola Barão de Igarapé Miri; a bolsista PIBEX do projeto e graduanda em Psicologia, Amandha Camille e a Pró-reitora de extensão via edital PIBEX,. “A execução adequada do projeto não seria possível sem o apoio da Proex, assim como também a extensão para a rede estadual de ensino sem a parceria desses professores” comenta a professora Aline.

Toda a programação dos eventos do Clube de Leitura da Fafil  desta sexta-feira, 27 de maio,  e do dia 24 de junho  está disponíveis no site da Faculdade