Página inicial > Últimas Notícias > IFCH recebe calouros e calouras 2022 com ação ambiental

IFCH recebe calouros e calouras 2022 com ação ambiental

• Publicado: Sexta, 18 de Março de 2022, 10h20
  • Última atualização em Sexta, 18 de Março de 2022, 15h48
 Os calouros (as) dos cursos de  Ciências Sociais, Geografia, Filosofia, História e Psicologia,  estiveram reunidos  no Auditório Setorial Básico , na última quinta-feira, dia 17 de março. Os  alunos e alunas  foram apresentados (as) à Direção Geral e Adjunta, às direções de faculdades e a representantes de Centros Acadêmicos e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).  Além da tradicional saudação de boas vindas, eles  receberam informações gerais sobre o funcionamento acadêmico-administrativo do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Para dar cumprimento às recomendações do Grupo de Trabalho da UFPA, sobre as medidas sanitárias durante a pandemia da Covid 19, os estudantes foram recebidos em horários alternados no período da tarde e noite.

Ação Ambiental -Neste primeiro encontro os discentes  já foram inseridos numa  ação ambiental que a direção do IFCH vem promovendo, desde 2020 , para incentivar a redução  do uso de copos plásticos  no consumo de líquidos dentro do ambiente institucional . Cada calouro recebeu, como brinde de boas vindas,  uma garrafinha plástica produzida com a logo do IFCH e do brasão da UFPA.

"Essas garrafinhas trazem um componente social importante para a mudança de cultura quanto ao uso de descartáveis. É nossa contribuição no sentido de assegurar novas práticas ambientais com o  nosso planeta. Esperamos que esse utensílio lhes façam companhia pelos próximos anos e que abram outras perspectivas responsáveis  de uso e reuso  de materiais como o plástico" ressaltou o diretor -geral do IFCH, professor Fernando Arthur Freitas Neves.

Congresso - O diretor  Fernando Arthur também convidou os alunos a participarem do I Congresso Internacional de Humanidades que o IFCH está promovendo nesses meses de março e abril em dias alternados cujo tema  Humanidades na era da Automação está sendo debatido em diversas mesas  com palestrantes locais e internacionais.

Programação – A integração dos novos estudantes dos cursos do  IFCH na rotina  universitária se estendeu  por toda a primeira semana de aulas do segundo semestre letivo de 2022, iniciado no dia 14 de março.   As faculdades em parceria com os Centros Acadêmicos  realizaram uma vasta programação com  ações   de acolhimento e orientação acadêmica,  além  de diversas  atividades científicas como mini cursos , exibição de filmes, mesas de debates e apresentações de grupos de pesquisa. Veja alguns registros  na Galeria de Imagens do site do IFCH

Segunda chamada - O diretor -adjunto e coordenador acadêmico do IFCH, professor Giovane Mota, informou  que  os (as) candidatos(as) que constam na nova lista de classificados(as) dos cursos do IFCH, e que ainda estão em fase de habilitação, assim como os outros calouros que, por algum motivo, não puderam comparecer na quinta-feira,  podem se dirigir ao auditório do IFCH , no dia 28 de março, a partir das 14h, para o recebimento das garrafinhas e orientações que forem necessárias.