Página inicial > Últimas Notícias > Revista Apoena lança Dossiê "Benedito Nunes: Filósofo, Teórico da Literatura, Crítico Literário e Intérprete da Amazônia",

• Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 12h40
  • Última atualização em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 16h26
 A Revista Apoena, periódico da Faculdade de Filosofia (Fafil) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da UFPA, acaba de lançar um novo  Dossiê intilulado  "Benedito Nunes: Filósofo, Teórico da Literatura, Crítico Literário e Intérprete da Amazônia".
 "Essa  edição da revista Apoena é especial, pois, além  da homenagem ao filósofo, marca o ingresso da revista no Portal de Periódicos da UFPA" , informa a professora Loiane Prado, editora da revista.

Organizado pelo professor Ernani Chaves, (FAFIL/PPGFIL/UFPA) a publicação homenageia o filósofo Benedito Nunes, na passagem dos 10 anos de falecimento. Conheça o dossiê "Benedito Nunes: Filósofo, Teórico da Literatura, Crítico Literário e Intérprete da Amazônia", a partir do texto de apresentação escrito pelo professor Ernani Chaves:
 "Para rememorar os 10 anos de falecimento de Benedito Nunes, a Revista Apoena, criada por estudantes da Faculdade de Filosofia, muitos e muitas dos quais e das quais realizam  seu Mestrado hoje no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPA, publica o presente Dossiê. Os artigos aqui reunidos, escritos por professores e estudantes de diversos estados da  federação e ligados a diferentes universidades refletem, de algum modo, as múltiplas facetas  de sua obra, assim como flagram momentos importantes de sua formação e de sua atividade  docente. Em sua maioria, têm como ponto de partida os seus estudos de teoria e crítica literária,
destacando seu permanente diálogo com Clarice Lispector, Oswald de Andrade e Max Martins, diálogo atravessado, de ponta a ponta, pela filosofia. Além disso, o pensamento de Heidegger, o  filósofo que, sem dúvida, foi o mais importante para ele, também é evocado em outros artigos, assim como uma interlocução possível com Vilém Flusser e por meio da interpretação de um poema de Eduard Mörike, lembramos do seu apreço pelo romantismo alemão.
Não poderíamos esquecer sua contribuição para a Hermenêutica, a partir de um fecundo diálogo com Heidegger, Gadamer e Ricoeur. Facetas menos conhecidas de sua vida, de seu processo formativo como estudante da Faculdade de Direito e de sua participação docente na Escola de Teatro da UFPA são igualmente analisadas, a partir de uma rigorosa pesquisa historiográfica."