Jornada de Ensino de Filosofia da UFPA ocorrerá nos dias 14, 16, 21 e 23 de setembro
ATENÇÃO: o prazo de submissão de trabalhos foi prorrogado até 16.08.2021
"Ensino de Filosofia: experiências, perspectivas e desafios em tempos sombrios" é o tema da terceira edição da Jornada de Ensino de Filosofia (JEF) que acontecerá no próximo mês de setembro, no formato on-line. Além de estudantes e profissionais dessas duas áreas, a participação na JEF é aberta para aqueles de outras licenciaturas das humanidades. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site.
Organizada anualmente pelos docentes e discentes da Faculdade de Filosofia (Fafil) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL), esta terceira edição da JEF conta também com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e tem o objetivo de promover diálogos acerca das questões que rondam o ensino de Filosofia, como as experiências, as perspectivas e os desafios enfrentados por docentes e discentes dos mais variados níveis da educação brasileira. Nesse contexto, a Reforma Curricular do Ensino Médio, e no que ela afeta mais diretamente na formação do professor, no ensino e na atuação profissional, motivou a escolha do tema da atual edição.
“Um importante desafio a destacar é o de compreender melhor as próprias implicações da Reforma do Ensino Médio e da BNCC no ensino de Filosofia e na formação e atuação do docente de Filosofia. Esse é um desafio teórico que se coloca de modo particular aos pesquisadores em nível nacional, mas interessa a todos os agentes, pelas claras repercussões práticas, ético-políticas e profissionais, na configuração formativa do profissional egresso da Universidade”, comenta o professor Damião Oliveira, diretor da Faculdade de Filosofia e membro da Comissão da organizadora.
Participação aberta – As Jornadas de Filosofia foram pensadas como um espaço qualificado para que estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia possam expor suas pesquisas sobre os diversos aspectos do ensino dessa matéria. Nesta III edição, pretende também envolver as outras licenciaturas do campo das Ciências Humanas num amplo debate sobre temas de interesse comum.
“Considera-se igualmente importante a participação dos agentes públicos de formação de professores, de formação de alunos da educação básica e de execução de políticas públicas e normatização curricular, como Seduc, Semec, Conselho Estadual de Educação e Escola de Aplicação”, informa Damião.
Assim, a participação como ouvinte é aberta a toda a comunidade acadêmica e não acadêmica, mediante preenchimento do formulário eletrônico disponível aqui. Haverá previamente o envio, por e-mail, dos links das salas virtuais de cada programação que será transmitida pelo YouTube. Para a submissão de resumos, estes devem ser enviados até o dia 10 de agosto de 2021. Para se inscrever, acesse o site.
Programação - As atividades da III JEF serão realizadas alternadamente nos dias 14,16, 21 e 23 de setembro. Como expositores, foram convidados diversos estudiosos de outras instituições de ensino, como Unicamp, PUC/RJ e Universidade Federal de Santa Maria. Esses pesquisadores trarão as suas pesquisas mais recentes acerca da Reforma do Ensino Médio e do lugar que a BNCC pretende conceder à Filosofia no Currículo desse nível de ensino.
A conferência de abertura “Aprender Filosofia: experimentar (n)o pensamento” será no dia 14 , proferida pelo professor Sílvio Gallo, doutor em Educação e livre-docência em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Além das conferências, o evento conta com quatro mesas, comunicações orais e relatos que serão realizados nos demais dias.
Texto: Assessoria IFCH/UFPA
s.
Redes Sociais