Página inicial > Últimas Notícias > X Seminário “O Amor está no Ar...” dia 24 de junho

X Seminário “O Amor está no Ar...” dia 24 de junho

• Publicado: Terça, 22 de Junho de 2021, 15h43
  • Última atualização em Terça, 22 de Junho de 2021, 16h01

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto

O Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes promoverá  nesta quinta-feira, dia 24 de junho , a X edição do Seminário "O amor está no ar..." com o tema Novas perspectivas sobre o Amor”. O evento será no formato de  live e será  transmitida na página do Facebook do Gepem, às 19h.

O Seminário -  Em 2011, após a conclusão de sua tese de doutoramento sobre o amor, a professora Telma Amaral, da Faculdade de Ciências Sociais (FACSO) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA), achou que seria interessante pautar o tema em suas variadas possibilidades de análise e interpretação. Foi assim que, em 2012, surgiu o Seminário “O Amor está no Ar...” em sua primeira edição. De lá para cá, sempre no mês de junho, aproveitando a festiva (e comercial) data do Dia das/os Namoradas/os e a alegria contagiante das festas juninas – agora impedidas de acontecer por conta da pandemia da Covid-19 –, o evento passou a compor a agenda do GEPEM/UFPA e a da pesquisadora. É o momento de parar para falarmos de amor!

O tema - Neste ano de 2021, em sua décima edição, os debates sobre o tema em pauta serão direcionados a partir das “Novas perspectivas sobre o Amor”. A referência direta é à obra Tudo sobre o amor: novas perspectivas (Elefante, 2020) de Bell Hooks, feminista negra norte-americana e intelectual interessada no amor como ação política. Ainda que a expressão “Novas Perspectivas” possa dar a falsa ideia de que se trata de algo inédito, os temas que serão tratados no seminário têm ares de novidade em perspectivas que possibilitam profundas reflexões em torno de uma nova ética amorosa fora do eixo da cisheteronormatividade e do amor romântico.

Convidados - E para apresentar algumas das reflexões partindo do pensamento de Bell Hooks teremos como convidado Vinicius da Silva, artista, pesquisador, tradutor, graduando em Educação Artística/Artes Visuais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista da Revista Ruído Manifesto e que, desde 2017, vem desenvolvendo pesquisa sobre o pensamento de Bell Hooks; algumas dessas reflexões serão publicadas no livro Fragmentos do Porvir (Editora Ape’Ku, em breve).

Outro debate será proposto a partir da não-monogamia. Esta discussão será abordada por Poli Campos, que se apresenta como “[...] não monogâmica, trans não-binária, bissexual e pãe da Amarilis. Atua como terapeuta corporal reichiana, tântrica, renascedora e estudante de psicologia, além de praga dissidente e agente do caos.”. Com uma vivência não-monogâmica, Poli também se dedica a estudar o tema e tem produzido importantes reflexões em torno desta pauta nas suas redes sociais.

Informações:

Evento: X Seminário O Amor está no Ar: Novas Perspectivas sobre o Amor.

Dia: 24/06/2021, às 19h, no Facebook GEPEM/UFPA: https://www.facebook.com/projetogepem/

Promoção: Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero (GEPEM/UFPA).

Coordenação/Organização e Contato: Telma Amaral (telmaral@ufpa.br) e Milton Ribeiro (milton.ribeiro@uepa.br)