Página inicial > Últimas Notícias > Live Vidas Afrolatinas importam: Justiça Racial e Ativismo Político na América Latina

• Publicado: Sexta, 28 de Maio de 2021, 15h13
  • Última atualização em Sexta, 28 de Maio de 2021, 18h23

A violência e o racismo estrutural contra a população negra nos Estados Unidos, no Brasil e na América Latina tem promovido uma série de eventos trágicos. Da morte de George Floyd às operações no Jacarezinho ou, ainda, à morte de um homem negro por asfixia num supermercado, não é difícil perceber quem são as vítimas. Por outro lado, percebe-se, nos últimos anos, um intenso ativismo político por parte de organizações da sociedade civil que se articulam para demonstrar a resistência ao supremacismo branco que está na base do genocídio da população negra. Nessa edição dos Diálogos Públicos, ciclo de lives do PPGCP/UFPA, discutiremos as interseções entre raça e justiça no Brasil e na América Latina, assim como as estratégias e os desafios para o ativismo afrolatino na contemporaneidade.

Convidados/as:

Prof. Dra. Alessandra Devulsky – doutora em direito pela USP, advogada e militante dos direitos humanos. Professora da Université du Québec à Montréal (UQAM) e diretora jurídica do Instituto Luiz Gama. É autora do livro “Colorismo”, parte da coleção “Feminismos Plurais”.

Prof. Dr. Cristiano Rodrigues – doutor em sociologia pelo IESP-UERJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG (PPGCP-UFMG). Coordenador da Área Temática de Raça, Etnicidade e Política e do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade Sexual da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). É autor do livro “Afro-latinos em Movimento: Protesto Negro e Ativismo Institucional no Brasil e na Colômbia”.

Debatedor: Prof. Luís Fernando Cardoso e Cardoso- Doutor em antropologia pela UFSC. Professor da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPA.

Moderador: Prof. Dr. Leonardo Barros Soares – Doutor em ciência política pela UFMG. Professor da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPA.

Quando: 09/06/2021, das19h às 21h

Onde: a live será transmitida pelo canal Mirantes da FACS no YouTube