Página inicial > Últimas Notícias > Semana de Geografia 2021 & III Encontro Formativo da Licenciatura

Semana de Geografia 2021 & III Encontro Formativo da Licenciatura

• Publicado: Quarta, 26 de Maio de 2021, 20h47
  • Última atualização em Quarta, 26 de Maio de 2021, 21h00

“Uma nova Geopolítica da Amazônia? Ambiente e Território no contexto da Globalização Financeira” é o tema da Semana de Geografia e do III Encontro Formativo de Licenciatura da Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC) UFPA, que ocorrerá de 26 a 28 de maio na modalidade online. A programação de mesas e palestras  pode ser acessada no site da FGC Página inicial (ufpa.br)

O evento é aberto para os cursos de Geografia de outras Universidades e vai marcar a passagem do Dia do Geógrafo comemorado no dia 29 de maio. A inscrição ainda pode ser feita e  é gratuita. Basta se cadastrar no link https://www.even3.com.br/sgeoufpa. A participação no evento será enviada  para o e-mail cadastrado, sempre 3 horas antes de cada palestra.

Para a conferência de abertura o palestrante convidado é o pesquisador Hugo Romero, professor de História e Geografia da Universidad de Chile. Na noite do dia 26, às 19h  ele profere palestra  com o tema "Ambientes e Territórios: Uma Introdução à Ecologia Política”

“A Semana de Geografia, bem como o III Encontro Formativo da Licenciatura, trará a Amazônia, palco dos importantes arranjos e rearranjos geopolíticos mundiais e nacionais inerentes a globalização financeira, para o discurso central.  A  Amazônia, para além de sua riqueza natural, que é mundialmente conhecida, apresenta hoje indicadores também críticos e preocupantes, como aumento do desmatamento ilegal, aumento dos focos de incêndio, elevação no número de assassinato das lideranças por conflito no campo entre outros.” declarou o professor Alan Araújo, coordenador do evento e vice-diretor da FGC/UFPA.

III Encontro Formativo de Licenciatura da FGC/UFPA -  é  uma atividade promovida pela recém criada Coordenação de Práticas Pedagógicas e  Estágio da FGC, sob a coordenação do  professor Cincinato Marques Jr . Vai acontecer paralelo a Semana  com  o objetivo discutir questões centrais  para a formação de professores, integrar  os estagiários  e professores da faculdade e dar visibilidade ao estágio docente como atividade central e estratégica na formação  do professor e da professora de Geografia. O encontro que ocorre uma vez ao mês, iniciou no mês de  março  e finalizará em junho.

Texto : Juliane Cordeiro