Projeto Confronto de Ideias - Ciclo de aulas públicas até 3 de dezembro
A programação do # Ciclo de Aulas Públicas Apagão Amapá/Macapá , tem prosseguimento , hoje (1) e na quinta-feira , ( 3) de dezembro. O ciclo é aberto à comunidade em geral, o acesso é gratuito e as atividades podem ser acompanhadas pelo canal do projeto no YouTube, sempre às 19h30. Haverá certificação para os participantes que se inscreverem no site https://confrontodeideias1.
Houve uma pequena mudança na programação, e nos convidados . Veja abaixo:
- dia 30 ( segunda-feira) : Politica pública de energia solar no Brasil : avanços, possibilidades e limites ...
Expositor : Francisco del Moral Hernandez. Prof. associado da FATEC de Jundiaí.Co-coordenador do Grupo Temático Energia
e Ambiente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ambiente e sociedade .ANPPAS
Debatedora : Clarice Ferraz . Profa. da Escola de química da UFRJ. Grupo de estudos de Biotecnologia (EQ/UERJ)
Grupo de Economia de Energia (IE/UFRJ) . Diretora do Instituto Ilumina .
-dia 01 /12 ( terça-feira ) : O apagão e sua metáfora política : Brasil/Amapá nas encruzilhadas das eleições 2020
Expositor : Paulo Resende . Cientista politico , formado pela Universidade Autônoma de Barcelona .Doutorando da PUC-SP
Debatedora : Thayla Fernandes Conceição . Profa. de Sociologia na Faculdade Nacional de Direito(FND/UFRJ) , Doutoranda em CienciasJurídicas e Sociais ( PPGSD/UFF) .
dia 03/12 ( quinta-feira) . A revolta popular da cidade , a repressão e a eleição ...
Expositora : profa. Marly Gonçalves da Silva . Socióloga , doutora em sociologia urbana e da cidade .Idealizadora
e organizadora do # Ciclo de aulas públicas do projeto Confronto de Ideias/UFPA
A programação especial sobre o apagão no Amapá , integra a 3a rodada da atividade # Conversações extra-muros do Projeto , referente ao segundo semestre de 2020 .
Conversações extra-muros - Apagão Amapa/Macapá : Espanto, sofrimento social e revolta popular. Este será o tema do debate que abre a terceira rodada da Conversações Extra-muros . O ciclo de debates em forma de aulas públicas é uma inciativa do Projeto Confronto de Ideias, coordenado pela pesquisadora Marly Gonçalves da Silva , docente da faculdade de Ciências Sociais. As aulas iniciaram na quarta-feira, dia 25 de novembro e se estendem até o dia 3 de dezembro.
Apagão - Há 22 dias, hoje, o incêndio de um transformador numa subestação de energia elétrica na vizinha cidade de Macapá, distante 50 minutos de Belém por via aérea, deixou a cidade e mais treze (13) municípios na mais completa escuridão, e incomunicáveis, por cinco (5) dias!. Logo em seguida, a população foi submetida a um rigoroso regime de racionamento (nem sempre respeitado) que já perdura por três semanas consecutivas, funcionando na base de “3 sem e 3 horas com” energia.
O sinistro, que também veio acompanhado da falta de fornecimento regular de água potável, gerou uma crise geral de abastecimento na cidade e particularmente nos bairros da periferia, a majoração de preços de produtos básicos, como agua potável , velas e alimentos de consumo popular, grande dificuldade para dormir devido ao intenso calor e sob o ataque de carapanãs; situações essas que geraram estresse e ansiedade nas pessoas, provocando incêndios em moradias devido ao uso intensivo de velas, queima de eletrodomésticos, perda de alimentos e mercadorias que necessitam de refrigeração. Sem possibilidade de conservação dos alimentos, donas de casa são obrigadas a ir diariamente às feiras e mercados populares comprar o alimento do dia, o que concorre para mais aglomeração e o agravamento dos casos de contágio da Covid-19, tanto na capital quanto no interior.
Donas de casa, trabalhadores, estudantes, idosos e crianças tiveram suas rotinas completamente alteradas com o racionamento de luz & água. Indignados com a situação e a falta de explicações públicas e providências imediatas por parte da empresa concessionária e das autoridades locais, milhares de moradores foram às ruas em diversos bairros e diferentes ocasiões para protestar e chamar a atenção do Brasil para o problema. E, como sempre acontece nesses casos, muitos foram alvo da repressão, das ameaças e da truculência policial.
Ciclo de aulas públicas - Tendo em vista a gravidade da situação social, o Projeto de Extensão Universitária Confronto de Ideias, com o apoio do Coletivo Oca Kiriri de Macapá, e a colaboração de professores, pesquisadores e sindicalistas do RJ, de SP, DF, Macapá, ES e Belém, decidiu promover um #ciclo de aulas públicas, visando trazer esclarecimento público sobre o caso e debater questões pertinentes ao problema, tais como: o caso preocupante da privatização/precarização de serviços públicos essenciais no Brasil (fornecimento de luz, água e saneamento básico); as alternativas energéticas como a energia solar; a exploração eleitoreira do sinistro e a intolerável repressão policial, chamada indevidamente de “segurança pública”, contra os protestos espontâneos e legítimos da população por direitos sociais, os mais vitais em uma cidade grande, como o direito de ter água e luz nas suas casas.
Certificados - "Apagão: um problema da privatização e mercantilização do setor elétrico brasileiro? é o tópico que vai permear as discussões da primeira aula, que será realizada nesta quarta-feira, dia 25, às 19h30, no Youtube pelo endereço encurtador.com.br/fmq78 . O evento é aberto e haverá certificação para os participantes que se inscreverem no site https://confrontodeideias1.
Texto; Divulgação
Redes Sociais