Página inicial > Últimas Notícias > FAFIL/PPGFIL - Encontros de Filosofia da UFPA ocorrem de 8 a 11 de setembro

FAFIL/PPGFIL - Encontros de Filosofia da UFPA ocorrem de 8 a 11 de setembro

• Publicado: Terça, 18 de Agosto de 2020, 12h49
  • Última atualização em Terça, 08 de Setembro de 2020, 12h53
Com o propósito de divulgar e compartilhar pesquisas e experiências filosóficas, além de discutir a instabilidade política mundial, nós, discentes da Graduação e Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA), unimo-nos para realizar o X Encontro de Pesquisa em Filosofia da UFPA, II Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da UFPA e o I Congresso Internacional com o tema &ld quo;Antifascismo, Democracia e Cultura” que ocorrerá entre os dias 08 a 11 de Setembro de 2020, no formato online (via Google Meet e Streamyeard), devido à pandemia de Covid-19.

Nesta edição, temos uma novidade: os Encontros da Graduação e Pós-Graduação (X ENPF, II EPGF) se somam ao I Congresso Internacional “Antifascismo, Democracia e Cultura.” O evento foi idealizado coletivamente pela comissão técnica composta pelos professores Jonathan Molinari (UFPA/FAFIL/PPGFIL), Loiane Prado Verbicaro (UFPA/FAFIL/PPGFIL), bem como pelos alunos da Graduação Pós-graduação em Filosofia.  Acompanhe tudo sobre o evento no Blog  e nas mídias Facebook

O objetivo é levantar questões importantes e debater o contexto político em que o país e o mundo encontram-se, com os ataques à democracia, aos direitos sociais e a grupos vulneráveis. Nós, da área das Humanidades, compreendemos a necessidade de abrir um amplo espaço de discussão sobre a valorização da cultura, da dinâmica democrática em repúdio a qualquer forma de fascismo e autoritarismo.

Tendo isso em vista, consideramos que este é um momento necessário não só para promover a divulgação de nossas pesquisas e reflexões na busca do fortalecimento das humanidades, como para afirmar a relevância da Filosofia para a construção de um mundo mais justo, inclusivo, plural, empático, dialógico e democrático, reafirmando a importância da ciência e da pesquisa na área de humanidades como fator decisivo ao avanço do conhecimento, considerando a diversidade de saberes, sua interconexão e interdisciplinaridade.

Dito isto, sintam-se devidamente convidadas e convidados a participar e partilhar conosco suas pesquisas e reflexões. As comunicações orais são temáticas livres com cunho filosófico, de acordo com as regras divulgadas na chamada para apresentação de trabalhos.

A Comissão  Organizadora..