Página inicial > Últimas Notícias > I Calourada Unificada do IFCH começa nesta segunda-feira, dia 2 de março

I Calourada Unificada do IFCH começa nesta segunda-feira, dia 2 de março

• Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 18h33
  • Última atualização em Terça, 03 de Março de 2020, 17h58

A I Calourada Unificada do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas   terá inicio nesta   segunda-feira, dia 2 de março. O evento foi organizado para reunir    calouros dos cursos de  Ciências Sociais, Geografia, Filosofia, História e Psicologia,  partir das 8h, no Auditório Setorial Básico. O tema Os ataques as ciências como instrumento de encarceramento da liberdade, vai embasar toda a programação voltada para receber os novos alunos do IFCH.

A antropóloga Michele Escouro Bueno,  docente da Faculdade  e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, foi a escolhida para proferir a Aula Magna do ano de 2020.   “Vamos abordar os constantes ataques aos estudos de gênero e as ameaças ao direito a educação”, adianta a professora.

A recepção dos calouros do IFCH também terá, antes da conferência, momentos de entrosamento entre os estudantes e os gestores do Instituto. Os novos alunos serão apresentados a Direção Geral e Adjunta, direções de faculdades e representantes de Centros Acadêmicos. Além da tradicional saudação de boas vindas eles  receberão informações gerais sobre o funcionamento acadêmico-administrativo do Instituto.

O diretor geral do IFCH , Fernando Arthur Freitas Neves destaca a relevância do tema escolhido para um primeiro encontro com os novos universitários. “É  importante apresentar e discutir  com a  sociedade, de forma serena, e  com a complexidade que o  tema exige, esse  processo presente  no qual a ciência vem sendo desacreditada, por aqueles que não usam o rico  referencial por ela produzido para o bem estar do homem e do meio ambiente”  enfatiza.

Programação – A integração dos novos estudantes dos cursos do  IFCH na rotina  universitária vai se estender por toda a primeira semana de março.  As faculdades terão atividades  de acolhimento e Orientação Acadêmica. Já os Centros Acadêmicos  organizaram atividades conjuntas em torno da I Calourada Unificada do IFCH. A mesa Amazônia no século XXI : estratégias de afirmação e a (re) territorialização dos povos tradicionais é uma das atividades previstas para reunir a calourada num primeiro  debate sobre a região. Além dos Cas do IFCH , essa atividade terá a participação do Centro Acadêmico do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural.

Faculdades - Nas atividades especificas de cada faculdade constam mesas de debates, minicursos, exibição de filmes e apresentações de grupos de pesquisa.  O Centro de Memória da Amazônia é visita obrigatória para os calouros da Faculdade de História que também irão participar da palestra As formas de Memória e a tarefa do historiador, proferida pelo professor Décio Guzmam, e assistirão  documentário  “Revolta Cabana” .  Durante sua programação  a  Faculdade de Filosofia terá um  importante questionamento  na Mesa Filosofia ameaçada? O oficio da filosofia em tempos de autoritarismo.

Psicologia - Os estudantes da faculdade de Psicologia tem atividade organizada pelo Centro Acadêmico Nise da Silveira e terão oportunidade de conhecerem  pautas  importantes dessa área como O Sus e suas interfaces  com a Psicologia, e Povos Indígenas e Etnopsicologia.

Um passeio pelo Centro Histórico de Belém e ao bairro da Cidade Velha vai marcar as boas vindas  aos calouros do Curso de Geografia. A atividade é organizada pelo projeto de extensão  Roteiro Geoturísticos  que é desenvolvido no âmbito da faculdade de Geografia e Cartografia e do   Programa de Pós-Graduação em Geografia.  As ações visam à prática de turismo histórico, cultural e patrimonial que propicie resgatar a memória socioespacial de Belém, por meio da criação e da realização de roteiros turísticos temáticos.

Todas as atividades da I Calourada Unificada do IFCH  podem ser acompanhadas no site do IFCH  e nas  mídias sociais: Instagram ifch_unificado  e Facebook IFCH Unificado.

Texto: Ascom/IFCH