I Calourada Unificada do IFCH começa nesta segunda-feira, dia 2 de março
A I Calourada Unificada do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas terá inicio nesta segunda-feira, dia 2 de março. O evento foi organizado para reunir calouros dos cursos de Ciências Sociais, Geografia, Filosofia, História e Psicologia, partir das 8h, no Auditório Setorial Básico. O tema Os ataques as ciências como instrumento de encarceramento da liberdade, vai embasar toda a programação voltada para receber os novos alunos do IFCH.
A antropóloga Michele Escouro Bueno, docente da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, foi a escolhida para proferir a Aula Magna do ano de 2020. “Vamos abordar os constantes ataques aos estudos de gênero e as ameaças ao direito a educação”, adianta a professora.
A recepção dos calouros do IFCH também terá, antes da conferência, momentos de entrosamento entre os estudantes e os gestores do Instituto. Os novos alunos serão apresentados a Direção Geral e Adjunta, direções de faculdades e representantes de Centros Acadêmicos. Além da tradicional saudação de boas vindas eles receberão informações gerais sobre o funcionamento acadêmico-administrativo do Instituto.
O diretor geral do IFCH , Fernando Arthur Freitas Neves destaca a relevância do tema escolhido para um primeiro encontro com os novos universitários. “É importante apresentar e discutir com a sociedade, de forma serena, e com a complexidade que o tema exige, esse processo presente no qual a ciência vem sendo desacreditada, por aqueles que não usam o rico referencial por ela produzido para o bem estar do homem e do meio ambiente” enfatiza.
Programação – A integração dos novos estudantes dos cursos do IFCH na rotina universitária vai se estender por toda a primeira semana de março. As faculdades terão atividades de acolhimento e Orientação Acadêmica. Já os Centros Acadêmicos organizaram atividades conjuntas em torno da I Calourada Unificada do IFCH. A mesa Amazônia no século XXI : estratégias de afirmação e a (re) territorialização dos povos tradicionais é uma das atividades previstas para reunir a calourada num primeiro debate sobre a região. Além dos Cas do IFCH , essa atividade terá a participação do Centro Acadêmico do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural.
Faculdades - Nas atividades especificas de cada faculdade constam mesas de debates, minicursos, exibição de filmes e apresentações de grupos de pesquisa. O Centro de Memória da Amazônia é visita obrigatória para os calouros da Faculdade de História que também irão participar da palestra As formas de Memória e a tarefa do historiador, proferida pelo professor Décio Guzmam, e assistirão documentário “Revolta Cabana” . Durante sua programação a Faculdade de Filosofia terá um importante questionamento na Mesa Filosofia ameaçada? O oficio da filosofia em tempos de autoritarismo.
Psicologia - Os estudantes da faculdade de Psicologia tem atividade organizada pelo Centro Acadêmico Nise da Silveira e terão oportunidade de conhecerem pautas importantes dessa área como O Sus e suas interfaces com a Psicologia, e Povos Indígenas e Etnopsicologia.
Um passeio pelo Centro Histórico de Belém e ao bairro da Cidade Velha vai marcar as boas vindas aos calouros do Curso de Geografia. A atividade é organizada pelo projeto de extensão Roteiro Geoturísticos que é desenvolvido no âmbito da faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia. As ações visam à prática de turismo histórico, cultural e patrimonial que propicie resgatar a memória socioespacial de Belém, por meio da criação e da realização de roteiros turísticos temáticos.
Todas as atividades da I Calourada Unificada do IFCH podem ser acompanhadas no site do IFCH e nas mídias sociais: Instagram ifch_unificado e Facebook IFCH Unificado.
Texto: Ascom/IFCH
Redes Sociais