Clínica de Psicologia - Nota de esclarecimento
A Clínica de Psicologia, vinculada à Faculdade de Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, amparada no tripé ensino-pesquisa-extensão, tem funções a contribuir na formação dos estudantes de graduação e pós-graduação em Psicologia como campo de estágio supervisionado, além de prestar atendimento à comunidade interna e externa desta universidade.
Por ser campo estágio e, consequentemente, o primeiro contato do terapeuta estagiário com o sofrimento psíquico do outro, este atua, de forma assistida no atendimento das pessoas a requerer terapia. Após a filtragem das demandas, existem critérios de inclusão/exclusão para poder bem acolher aqueles que procuram a supracitada Clínica.
Então, realizada a triagem prévia da clientela, busca-se reconhecer a necessidade de implementar os recursos de psicoterapia desenvolvidos junto às pesquisas realizadas por nosso corpo técnico (professores e terapeutas) e discentes.
Essa triagem é feita através do Serviço de Plantão de Acolhimento e Triagem, que funciona em fluxo continuo (sem necessidade de um período específico para inscrições e/ou agendamento prévio), onde a pessoa é ouvida e sua necessidade é avaliada por um profissional. Em seguida, a pessoa recebe as orientações adequadas ao seu caso específico, podendo ser encaminhada a serviços externos ou esclarecida sobre a dinâmica de funcionamento da clínica-escola, informando sobre a necessidade de aguardar o chamado por parte dos terapeutas estagiários para efetivar a psicoterapia.
A Clínica de Psicologia da UFPA, criada há 40 anos, atua como parte do processo de experimentação profissional. Suas ações e projetos voltados para a saúde mental considera a capacidade de apoio, qualidade e a relevância desse serviço.
Ainda, desenvolve uma série de atividades de ensino/extensão/serviço e pesquisa. Oferece atendimento de emergência por meio do serviço de plantão psicológico, psicoterapia individual e de grupo, atendimento médico psiquiátrico, avaliação e acompanhamento social. A clientela atendida abrange crianças, adolescentes e adultos, “em especial” aqueles de menor
poder aquisitivo, que apresentem demanda por atendimento psicológico.
Hodierno, a Clínica de Psicologia encontra-se em plena atividade de atendimento e funcionamento, com a exceção de projetos já encerrados. Na existência de dificuldades que venham a inviabilizar ações e projetos em desenvolvimento, a sociedade será previamente comunicada, sempre mantendo o compromisso de conferir dignidade humana aqueles assistidos pelos serviços ali prestados.
Belém (PA), 07 de agosto de 2019.
Fernando Arthur Freitas Neves
Diretor-Geral do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Universidade Federal do Pará
Redes Sociais