Página inicial > Últimas Notícias > Gepem 25 anos - Celebração Cultural , Política e Acadêmica.

Gepem 25 anos - Celebração Cultural , Política e Acadêmica.

• Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2019, 13h59
  • Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 17h39

O Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes (GEPEM) completa 25 anos de existência e, para celebrar a data, promove a mesa-redonda "Mulheres paraenses e a violência no golpe de 1964". O evento tratará da memória das mulheres vítimas da violência durante o golpe militar, com a exibição de um filme e a realização de uma mesa com convidadas que compartilharão suas vivências e conhecimentos sobre as graves violações dos direitos humanos. A mesa-redonda será realizada no auditório localizado no primeiro andar do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Veja a PROGRAMAÇÃO

Segundo a professora Telma Amaral, integrante do GEPEM, ao longo desses 25 anos, o Grupo de Estudos tem se dedicado a realizar pesquisas focadas na temática das mulheres e, neste evento, isso não será diferente. Ela afirma que a escolha do tema da mesa-redonda tem relação com o contexto político atual.

“Vivemos atualmente um processo de negação da existência de momentos em que mulheres foram torturadas, vítimas do regime ditatorial. Vamos resgatar isso da perspectiva delas. É um outro olhar, que enfatiza a experiência traumática das mulheres”, disse.

Após a exibição do longa "Torre das Donzelas", produzido pela cineasta Susanna Lira, haverá o depoimento de presas políticas no golpe de 1964, entre elas algumas anistiadas paraenses ou residentes no Estado do Pará. O evento terá como expositoras Hecilda Mary Veiga, anistiada política; Eneida Guimarães, também anistiada e integrante da Coordenação Nacional dos Direitos Humanos pela União Brasileira de Mulheres (UBM); Leila Mourão e Violeta Paes Loureiro. A professora Maria Angélica Motta-Maués será a mediadora da conversa.

O evento é gratuito e aberto ao público. Não é necessário fazer inscrição prévia. Aos alunos que participarem será enviado um certificado de quatro horas.

Serviço:
Mesa-redonda "Mulheres paraenses e a violência no golpe de 1964"
Data: 27 de agosto
Local: auditório do curso de Filosofia (altos do IFCH), no Campus Básico
Não é necessário fazer inscrição
Evento aberto ao público em geral

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação