Página inicial > Últimas Notícias > IV Simpósio de Psicanálise do PPGP - "Psicanálise e Política: (des)caminhos na saúde mental"

• Publicado: Quinta, 01 de Agosto de 2019, 13h04
  • Última atualização em Quinta, 01 de Agosto de 2019, 13h04

Com o objetivo de debater a psicanálise e o reflexo das políticas públicas sobre a saúde mental, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará promove o IV Simpósio de Psicanálise do PPGP, com o tema "Psicanálise e Política: (des)caminhos na saúde mental". O evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de agosto, no Campus Belém da UFPA, e as inscrições e submissões de trabalhos podem ser realizadas por meio de e-mail.

O evento pretende promover debates que orientem pesquisas direcionadas à política de saúde mental na atual conjuntura brasileira, com destaque às necessidades da Região Amazônica. Desta forma, o simpósio proporciona uma maior visibilidade e efetividade às pesquisas, intervenções e atuações profissionais.

Para a professora Hevellyn Corrêa, será de grande relevância poder discutir a saúde mental ligada à política, na atualidade. “Esta temática se mostra extremamente importante na medida em que falar de saúde mental, tanto em termos teóricos quanto práticos, significa também falar de política, já que esses temas convocam diariamente os profissionais que trabalham na rede de Assistência e Saúde”, afirma.

“Ao propormos a realização do simpósio, a aposta é incrementar a formação dos alunos da Graduação e da Pós-Graduação em Psicologia da UFPA, muitos deles oriundos da rede pública, para que tenham uma formação conectada com a pesquisa, a clínica e a política”, comenta a docente. Além disso, ela acredita que é fundamental colocar a teoria a favor da vida pública, de forma a usar o saber teórico para construir soluções que vão do nível da formulação das políticas públicas até a aplicação concreta de ferramentas de intervenção.

Inscrições - As inscrições são gratuitas e dão direito a certificado de participação de 16h. Elas podem ser realizadas pelo e-mail psicanaliseufpa@gmail.com, até o dia do evento, que será voltado aos profissionais das áreas ligadas à Assistência Social e à Saúde Mental, aos discentes de graduação e de pós-graduação em Psicologia e de áreas afins ao tema.

Submissões de trabalhos - Também devem ser feitas pelo e-mail. Somente serão aceitos os trabalhos que abordem as práticas de cuidado em saúde mental e os estudos acerca de conceitos na psicanálise que dialoguem com a política e com a clínica. Profissionais, alunos de graduação e de pós-graduação da UFPA e de outras instituições de ensino superior podem submeter suas produções para o simpósio. O período para submissão de trabalhos vai de 22 de julho a 22 de agosto, na modalidade comunicação oral.

Serviço:
Simpósio "Psicanálise e Política: (des)caminhos na saúde mental"
Data: 28 e 29 de agosto.
Local: auditório do Capacit e sala de aula do PPGP, no Campus Belém.
Horário: a partir das 8h.
Inscrições: via e-mail, gratuitamente. Com certificação de 16h.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução/Google