Atual Diretoria do IFCH celebra o primeiro ano de gestão
Uma singela confraternização marcou a celebração do primeiro ano de gestão da atual diretoria do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Servidores, docentes e técnicos e bolsistas do IFCH, participaram do momento que também teve a presença especial do reitor da UFPA Emmanuel Zagury Tourinho e do vice-reitor Gilmar Pereira da Silva
Numa breve avaliação os diretores Fernando Arthur Freitas Neves e Giovane Mota, respectivamente geral e adjunto, eleitos para o quadriênio 2018/2022 , agradeceram o apoio recebido da comunidade do Instituto neste primeiro ano. O diretor Fernando Arthur salientou o ânimo existente no IFCH para alcançar a meta de se tornar referência na Amazônia, nas questões que envolvem acesso à cidadania, a promoção da condição humana, e ao exercício republicano da formação acadêmica em novas áreas de estudo. "Somos conscientes de nossa importância e estamos abertos a discutir os anos que se avizinham" observou . O diretor adjunto Giovane Mota comentou sobre o excelente ambiente de trabalho no IFCH . "Aprendemos muito com esse clima de convivência e dialogo, que é o Instituto." disse
O Reitor Emmanuel Tourinho, parabenizou os diretores pelas conquistas nesse primeiro ano de trabalho, apesar das dificuldades que toda a Universidade vem enfrentando com orçamento limitado para atendimento de demandas crescentes.
Ações – Melhorar a estrutura do prédio do IFCH e tornar mais dinâmico o uso do espaço físico foi uma das primeiras preocupações da atual gestão . Assim foram disponibilizadas duas salas para multiuso pela comunidade acadêmica. Equipadas com data show , tem sido utilizadas para defesas de dissertações e teses , além de pequenas reuniões de grupos de estudos e atendimento para acolhimento de minorias. Futuramente outras salas serão liberadas com essa mesma finalidade.
Reformas - Recentemente o Instituto passou por serviços de revitalização com a troca do forro dos corredores do pavimento superior, pintura do hall de entrada e corredores e também a mudança de piso da escada do prédio principal. Para a segurança e autonomia na permanência e no horário de funcionamento do IFCH, desde o ano passado, o acesso ao prédio se dá por meio de portão eletrônico com cadastramento de biometria.
Patrimônio - Outra importante ação realizada, foi a regularização da gestão patrimonial dos bens permanentes e inservíveis, um problema antigo que implicava no acúmulo de material nos três pontos de depósito e até pelos corredores. Uma das primeiras ações foi designar pessoal técnico-administrativo para o trabalho de organização dos bens patrimoniais. Os bens móveis, servíveis e inservíveis e o material de informática que se encontravam nesses locais foram catalogados de acordo com a legislação vigente e encaminhados, conforme a situação, para reutilização mediante permuta com outras Unidades da UFPA ou separados para coleta por empresas especializada.
Planejamento – A realização de reuniões com as subunidades acadêmicas, sejam coordenações de cursos de pós-graduação, diretorias de faculdades e setores administrativos, para repasse de orientações para melhor qualificar o planejamento orçamentário e acadêmico, também marcaram esse início de gestão.
Recursos Humanos - O remanejamento de pessoal técnico-administrativo no âmbito do IFCH foi outra medida necessária, com a designação de pelo menos um servidor do quadro técnico, para assumir o atendimento as demandas das secretarias acadêmicas.
Redes Sociais