Página inicial > Últimas Notícias > Atual Diretoria do IFCH celebra o primeiro ano de gestão

Atual Diretoria do IFCH celebra o primeiro ano de gestão

• Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 17h22
  • Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 12h54

Uma singela  confraternização marcou a celebração do primeiro ano de gestão da atual diretoria do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Servidores, docentes e técnicos  e bolsistas do IFCH, participaram do momento que também  teve a presença especial do reitor da UFPA  Emmanuel Zagury  Tourinho e do   vice-reitor Gilmar Pereira da Silva

Numa breve avaliação os diretores Fernando Arthur Freitas  Neves e Giovane Mota, respectivamente geral e adjunto,  eleitos para o quadriênio 2018/2022 , agradeceram o apoio recebido da comunidade do Instituto   neste primeiro ano. O diretor Fernando Arthur salientou o ânimo existente no IFCH para alcançar a meta de se tornar referência na Amazônia, nas   questões  que envolvem  acesso à cidadania, a promoção da condição humana, e ao exercício republicano da formação acadêmica  em novas áreas de estudo. "Somos conscientes de nossa importância e estamos abertos a discutir os anos que se avizinham"  observou .  O diretor adjunto Giovane Mota comentou  sobre o excelente ambiente de trabalho no IFCH . "Aprendemos muito  com esse clima  de convivência e dialogo, que é o Instituto."  disse

O Reitor Emmanuel Tourinho, parabenizou os diretores pelas conquistas nesse primeiro ano de trabalho, apesar das dificuldades que toda a Universidade vem enfrentando com orçamento limitado para atendimento de demandas crescentes.

Ações – Melhorar a estrutura do prédio do IFCH e tornar mais dinâmico o uso do espaço físico  foi uma das primeiras preocupações da atual gestão . Assim foram  disponibilizadas duas salas para multiuso pela comunidade acadêmica. Equipadas com data show , tem sido utilizadas para defesas de dissertações e teses , além de pequenas reuniões de grupos de estudos  e atendimento para  acolhimento de minorias. Futuramente outras salas serão liberadas com essa mesma finalidade.

Reformas -  Recentemente o Instituto passou por serviços de revitalização com a troca do forro dos corredores do pavimento superior, pintura do hall de entrada e corredores e também a mudança de piso da escada do prédio principal. Para a segurança e autonomia na permanência e no horário de  funcionamento do IFCH, desde o ano passado, o acesso ao prédio  se dá por meio de portão eletrônico com cadastramento de biometria.

Patrimônio - Outra importante ação realizada, foi a regularização da gestão patrimonial dos bens permanentes e inservíveis,  um problema antigo que implicava no acúmulo de material nos três pontos de depósito e  até pelos corredores. Uma das primeiras ações foi designar pessoal técnico-administrativo para o trabalho de organização dos bens patrimoniais.  Os bens móveis, servíveis e inservíveis e o material de informática que se encontravam nesses locais foram catalogados de acordo   com a legislação vigente e encaminhados, conforme a situação, para reutilização mediante permuta com outras Unidades da UFPA ou separados para   coleta por empresas especializada.

Planejamento –  A realização  de reuniões com as subunidades acadêmicas, sejam coordenações de cursos de pós-graduação,  diretorias de faculdades e setores administrativos,  para repasse de orientações para  melhor  qualificar o  planejamento orçamentário e acadêmico, também   marcaram esse início de gestão.

Recursos Humanos - O remanejamento  de pessoal técnico-administrativo no âmbito do IFCH  foi outra  medida necessária,  com a designação de pelo menos  um servidor do quadro técnico,  para assumir o atendimento as demandas  das secretarias acadêmicas.