Página inicial > Últimas Notícias > Centro de Memória tem programação nesta quinta, 27 de junho

Centro de Memória tem programação nesta quinta, 27 de junho

• Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 17h42
  • Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 14h36

Nesta quinta, 27 de Junho, acontecerá a III Semana Nacional de Arquivos do Centro De Memória Amazônia - CMA com o tema Desenhando Arquivos. O CMA abordará questões referentes à importância do acervo, bem como a situação dos mesmos. O evento será das 9h às 16h no prédio do Centro.

A Semana Nacional de Arquivos (SNA) é uma ação de difusão dos arquivos brasileiros promovida pelo Arquivo Nacional (AN), órgão integrante da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública e pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), subordinada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. A iniciativa é uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos (2017-2027), elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cidadania. O objetivo da SNA é aproximar as instituições arquivísticas da sociedade, aumentar sua visibilidade e divulgar os trabalhos desenvolvidos a partir da mobilização de arquivos, centros de memória e outras entidades detentoras de acervos arquivísticos.

O International Council on Archives - ICA (Conselho Internacional de Arquivos)  lança um tema diferente a cada ano para inspirar os eventos. O de 2019 é Desenhando Arquivos. Na III Semana Nacional de Arquivos do Centro de Memória da Amazônia da UFPA haverá um diálogo entre as abordagens de patrimônio, acervo, memória e educação que compõem os trabalhos realizados pelo Centro de Memória da Amazônia e também a Instituições como Arquivo Público do Pará, Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Seção Pará-IPHAN, Arquivo do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

A III Semana Nacional de Arquivos do CMA  abordará questões referentes à atuação do Centro e a importância do acervo, bem como a situação dos arquivos da Amazônia. Haverá rodas de conversas, palestras, visita guiada, exposição de documentos e obras raras, bem como discussões sobre as formas de organização, catalogação e digitalização de documentação que vem sendo implementada no CMA, com vistas a melhor disponibilidade de informações aos pesquisadores sobre e da Amazônia ao compreender acervo e patrimônio como cidadania democrática. Haverá ainda apresentações de alguns trabalhos acadêmicos e de pesquisa que tiveram como fontes algumas documentações que compõem o acervo do Centro de Memória. A III Semana Nacional de Arquivos será no prédio do CMA que fica na Travessa Rui Barbosa, número 491 no bairro do Reduto. Confira a programação.

Dia 27/06/2019

09h - Mesa de abertura: Prof. Dr. William Gaia Farias (Diretor do CMA).

• Apresentação do Centro de Memória da Amazônia
  • A Gestão eletrônica, catalogação e digitalização dos documentos
  • Visita Guiada no CMA com exposição de documentos e obras raras.

10h - Exposição: Educação patrimonial e acervo na Amazônia

• Diretor Me. Leo Tori (Arquivo Público Do Pará)
  • Dra. Dayseane Ferraz (Museu Do Estado Do Pará)
  • Dra. Ângela Sanches Leão (Departamento De Patrimônio Da Secult/Pa)
  • Randal Williams Castro (Arquivo Do Tribunal De Justiça Do Estado Do Pará)

14h - Relatos de pesquisas e projetos com as documentações do CMA:

• Prof. Dr. Daniel Barroso
  • Prof. Dr. José Renato Carneiro do Nascimento
  • Mestranda Eronice Catunda

15h - Relatos de Estágios no CMA: Estagiários Bolsistas

16h - A oralidade como patrimônio: Prof. Dr. Pere Petit (Presidente da Associação Brasileira de História Oral)

Logo após: Inauguração do Laboratório de História Oral do CMA com a presença do Diretor do CMA Prof Dr. Willian Gaia Farias, Prof. Dr. Pere Petit Dr. João Marcelo Dergan (Coordenador de Acervo e Pesquisa do CMA) e Adriana Gomes (Presidente do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém - MMIB).

Serviço:

Endereço: Travessa Rui Barbosa, 491- Reduto, Belém - PA, 66053-260, Belém - Pará.

Data: 27/06/2019

Contatos | E-mail: cma@ufpa.br l Site: www.cma.ufpa.br l Telefone: (91) 3252 2843 |