Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Gestores do IFCH > Uncategorised > Gepem promove live de lançamento da revista Gênero na Amazônia, Dossiê: Mulheres, Cultura e Identidade Negra
Início do conteúdo da página

Gepem promove live de lançamento da revista Gênero na Amazônia, Dossiê: Mulheres, Cultura e Identidade Negra

Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2022, 15h02 | Acessos: 5757
 
O lançamento da 20˚ edição da Revista Gênero na Amazônia será realizado pelo  Facebook do GEPEM.
 
Os artigos apresentados no dossiê articulam temas de imenso valor social e histórico para refletir as relações de gênero e perspectivas de ação feminina em diferentes situações culturais, levando em consideração as análises teórico-metodológicas a partir do conceito de feminismo interseccional (AKOTIRENE, 2019). Foram reunidos artigos que, articulados com a proposta do dossiê nos brindam com um conjunto de escritos potentes sobre o protagonismo da mulher negra e a sua representatividade social e política. A linguagem e a comunicação, em várias formas e instrumentos, são caminhos a partir dos quais as autoras dos textos veiculados põem em circulação ideias e práticas exitosas para anunciar as lutas atemporais das mulheres negras. Atentando, principalmente, para as suas intervenções na vida pública, em que pese a sua capacidade de intervir em situações de violência e desigualdades.
 
E para lançarmos a revista, teremos uma Live com pessoas especialíssimas:
 
Antonia Meneses - Doutoranda em Educação Escolar pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Mestra em Educação e Cultura pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especialização em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena (UFPA). Professora da Seduc-Pa. Membro do Malungo Centro de Capoeira Angola.
 
Carolina Martins - Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em História Social pela Universidade Federal Fluminense, graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela mesma universidade e graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão.
 
Siméia Lopes - Professora efetiva da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará -Campus de Ananindeua. Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (1999), Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (PLADES) pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia -UFPA (2002). É doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013).
 
Mediação de Augusto Leal - Pós-doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos, doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia. Professor adjunto da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança.
 
LIVE DE LANÇAMENTO 20˚ EDIÇÃO REVISTA GÊNERO NA AMAZÔNIA, DOSSIÊ: MULHERES, CULTURA E IDENTIDADE NEGRA
Dia: 18 de abril
Hora: 19h
Facebook do GEPEM
 
Texto: Divulgação
Fim do conteúdo da página