PPHIST celebra criação da primeira turma do curso de Mestrado no Marajó (campus de Breves)
CONQUISTA MARAJOARA!!!
PRIMEIRA TURMA DE MESTRADO EM HISTÓRIA NO ARQUIPÉLAGO
O PPHIST/UFPA divulga RESULTADO FINAL do 1o Processo Seletivo para a PRIMEIRA turma intervalar de mestrado em História Social da Amazônia no maior arquipélago flúvio-marinho do mundo. Dos 156 inscritos na 1a etapa, 33 conquistaram APROVAÇÃO com propostas incríveis sobre história, cultura, economia, religião/religiosidade, sociedade, desdobrando-se em pesquisas que vão de D. José Luís Azcona às folias tradicionais; do Mapuá às artes como resistência de Anajás; dos seringais às rabetas; das comunidades quilombolas às encantarias; da 1a mulher que iniciou a venda do açaí na cidade de Breves às jovens ribeirinhas que rasgaram os portões universitários do Marajó; do pão de Curralinho ao clássico de futebol Santana e Atalaia; dos portos à rodovia em Portel que vai unindo à região com o restante do Estado, entre outros grandes temas de pesquisa que ampliam olhares sobre as Amazônias, suas pluralidades e diversidades.
A banca constituída por grandes professores e pesquisadores da Amazônia: @aldrinfigueiredo, @makosta77, @danielsbarroso, Magda Ricci, nossa coordenadora do @pphist.ufpa, entre os quais tive a honra de fazer parte, viveu uma experiência única que marcou profundamente nossas vidas.
O sonho marajoara de ver o mestrado de História da maior universidade pública da Amazônia interiorizar-se foi semeado em 1987 em Soure, Marajó dos Campos, e em uma primeira turma de graduação 1990, em Breves, no Marajó das Florestas.
Ao longo dessas mais de 3 décadas, os educadores marajoaras não se acomodaram. Seguiram investindo em seu desenvolvimento pessoal, profissional e exigindo a conquista de novos direitos, especialmente o de cursar os níveis de pós-graduação em circuitos da própria região.
Os 33 APROVADOS são profissionais da educação de 10 municípios marajoaras, com histórias de sonhos, lutas e superações impactantes.
Em nome do PPHIST/UFPA, agradecemos o apoio da Reitoria, da Pró-reitoria de pós-graduação, do campus da UFPA/Breves, da Prefeitura de Breves, das secretarias municipais de educação, dos sistemas de comunicação marajoaras e, especialmente, dos marajoaras, todos profissionais que se desafiaram à participação desse primeiro certame em História Social da Amazônia no Marajó.
Agenor Pacheco Sarraf - docente PPHIST
19/ 10/ 2025
Redes Sociais