Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Fafil comemora 50 anos de criação do curso de Filosofia na UFPA
Início do conteúdo da página
Ultimas notícias

Fafil comemora 50 anos de criação do curso de Filosofia na UFPA

  • Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 22h23
  • Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2023, 13h38

A Faculdade de Filosofia vai celebrar  nesta quarta-feira , dia 21 de junho, os 50  anos de criação do curso de Filosofia na Universidade Federal do Pará. A solenidade comemorativa ocorrerá no Centro de Eventos Benedito Nunes , às 16h.

Criação -  A proposta de criação do curso de Filosofia na UFPA foi do filósofo Benedito Nunes, que reuniu outros professores que se dedicavam a estudos filosóficos para integrar o corpo docente da Faculdade. Fazem parte do grupo pioneiro os professores Carlos Coimbra, Terezinha Gueiros, Armando Avellar, Hidelberto Bitar e José Carlos Castro. Posteriormente, vieram Haroldo Calado, Maria Elisa Guimarães, Minoru Matsumoto, Maria do Socorro Patello, Cleide Cichovyski, Salomão Azulay, Vicente Strasser, Bernardo Hoyos, Maria Neusa Monteiro, Angela Maroja, Pedro Pinho, José Edilson Ferreira e Egidio Salles Filho. 

Funcionamento - O Curso de Filosofia foi criado por meio  da Resolução Nº 169 de 22/06/1973 do Consep/UFPA. Em 1974 ofertou o primeiro vestibular  na modalidade Licenciatura. No ano de 1982 foi aprovada a implantação do curso de bacharelado. Ao longo dos anos o curso avançou ´para o ensino de pós-graduação e hoje também oferta o curso de Mestrado em Filosofia.

 Desafios - A atual direção da faculdade de Filosofia ressalta o salto qualitativo  do curso nos últimos anos.  “Saímos de uma prática ortodoxa de conteúdo historiográfico, para uma prática filosófica diversificada , com conteúdos que não se limitam apenas aos clássicos, mas buscam problemáticas atuais que traduzem a crítica nas questões relativas ao meio ambiente, ao feminismo, à tecnologia, à informação, ao papel da política e da sociedade e seu entorno” comenta o professor Sergio Nunes , vice-diretor da Fafi.

 Ele também critica e  aponta o grande  desafio do profissional de ensino de filosofia face  a reforma do ensino médio. “Suprimiu-se o saber filosófico pelo saber chamado das Humanidades, que é a repetição de conhecimentos gerais, que generaliza a Filosofia, Sociologia e História, transformando o profissional dessas áreas em agentes multifuncionais, cujo resultado, é um saber raso, insuficiente e desmotivado. Vencer esta situação é o maior desafio!” diz  o professor Sergio

 Homenagens – A programação comemorativa irá reunir a comunidade acadêmica  e técnico administrativa,  professores aposentados e em atividade, além de convidados.  Entre os homenageados estão  docentes que ajudaram a construir a história do curso e contribuíram para a formação de muitas gerações.  “Além das homenagens in memoriam também homenagearemos  professores da Educação básica, oriundos do curso, e que hoje contribuem para a formação de novos discentes ao receberem estagiários da licenciatura em Filosofia,  em suas turmas.  A homenagem também se estenderá à primeira discente do Curso e a outros que se destacaram no ensino e na pesquisa” conta o professor

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página