Página inicial > Últimas Notícias > NOTA DE APOIO AOS PÓS-GRADUANDOS(AS) E REPÚDIO À GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA DO GOVERNO FEDERAL

• Publicado: Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 21h30
  • Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 21h39

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA) vem manifestar seu apoio aos estudantes de pós-graduação que deveriam ter recebido suas bolsas de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no dia de hoje (07/12/2022).

As bolsas de pesquisa recebidas por milhares de estudantes de pós-graduação no Brasil são não só a garantia da viabilização de uma série de avanços científicos fundamentais ao país, como também representam a única forma de sustento desses pesquisadores e pesquisadoras que atuam com dedicação exclusiva em nossas universidades.

Depois do esvaziamento contínuo de investimentos públicos na educação e na ciência brasileira ao longo dos últimos anos, 2022 foi um ano com diversos contingenciamentos, agravados pelo Decreto n° 11.269, de 30 de novembro de 2022, o qual zerou por completo a autorização para desembolsos financeiros durante o mês de dezembro. Esta decisão do governo federal ainda no poder inviabilizou que sejam pagas as bolsas de pesquisa de pós-graduandos.

Nós, do IFCH/UFPA, queremos aqui defender que a atual situação em que o Brasil se encontra é resultado da gestão financeira e orçamentária do atual governo e reflete, desta forma, as prioridades por ele determinadas.
Ainda que com esperanças renovadas de um outro cenário a partir de 2023, devemos frisar que nossos pesquisadores não podem esperar até lá. É essencial que hajam medidas que possibilitem o pagamento das bolsas, garantindo a dignidade e subsistência de todas as pessoas atingidas.
Que toda a sociedade se sensibilize e pressione em nome da pós-graduação brasileira!