Página inicial > Últimas Notícias > Colóquio "Ciências Humanas em Xeque" debateu a importância das Humanidades

Colóquio "Ciências Humanas em Xeque" debateu a importância das Humanidades

• Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 13h56
  • Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2019, 17h22

O Colóquio “Ciências Humanas em Xeque” é um dos eventos que integram a programação do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que será realizado em Belém, no período de 2 a 7 de setembro, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). O Colóquio está sendo  organizado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e terá  três mesas de debates  que serão instaladas, pela manhã e a tarde, no dia 5 de setembro no auditório da Secretaria Geral (SEGE).

Leia Mais sobre o debate.

Para o diretor do IFCH , Fernando Arthur de Freitas Neves , inserir o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas num evento do porte como o Intercom, representa “uma importante oportunidade para se estabelecer uma maior conexão com o corpo acadêmico multidisciplinar do campo das Ciências da Comunicação. “Também é um convite para que a Comunicação participe, como integrante que é da área de Humanas, do I Congresso Internacional das Humanidades, que o nosso Instituto irá realizar em 2020” informa.

Mesas – Problematizar a epistemologia das Humanidades e os desafios dos tempos presentes será a base das abordagens que serão feitas durante o Colóquio. A abertura terá a participação do diretor do IFCH e do pesquisador Giovandro Ferreira da Universidade Federal da Bahia. As discussões iniciam as 9h, com a mesa “Conhecimento e práxis nas políticas públicas” reunindo os pesquisadores Andréa Chaves (FACS/PPGSP) e Paulo de Tarso de Oliveira. No período da tarde, a partir das 14h, acontece a mesa "Desumanidade e Ordem Estatal: desigualdades no território" com a participação de pesquisadores da Faculdade de Geografia, a saber Giovane da Silva Mota (UFPA); Márcio Douglas Brito Amaral (UFPA); Clay Anderson Nunes Chagas (UFPA) , com a moderação do pesquisador  Ruy Sardinha Lopes (USP).

“A (In)segurança das epistemologias autônomas das humanidades, Decolonial e o avesso civilizacional” será a mesa de enceramento” que terá a contribuição dos pesquisadores Jean-François Yves Deluchey (UFPA); Patrícia da Silva Santos (Facs)); Nelson José de Souza Júnior (Fafil).

O Colóquio “Ciências Humanas em Xeque” pretende buscar uma aproximação com as Unidades da UFPA que mantém estudos e pesquisas afins, com o objetivo de promover um grande debate sobre as especificidades das Humanidades como campo de conhecimento.

Confira a programação aqui.