GEPEM promove evento intitulado "Mulheres Paraenses na Resistência à Ditadura Militar" em 14 de maio de 2025, às 14h, no Auditório do IFCH.
O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA), por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes (GEPEM), convida a comunidade acadêmica para o evento “Mulheres Paraenses na Resistência à Ditadura Militar”, que será realizado no dia 14 de maio de 2025 (quarta-feira), às 14h, no Auditório do IFCH.
A programação inicia-se com a abertura da professora Luzia Álvares, coordenadora do GEPEM/IFCH/UFPA, seguida da exibição do documentário “Torre das Donzelas” (Brasil, 2018), dirigido por Susanna Lira, às 14h15. O filme reúne relatos de mulheres que estiveram presas no Presídio Tiradentes, durante o regime militar brasileiro, incluindo a ex-presidenta Dilma Rousseff.
Às 16h, ocorrerá a mesa-redonda, que contará com a participação das seguintes expositoras:
- Eneida Guimarães dos Santos – Anistiada política e mestra em Sociologia (PPGSA/UFPA), que abordará o tema “A Contribuição das Mulheres Paraenses na Luta Contra a Ditadura”;
- Leila Mourão – Anistiada política e docente do Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST/UFPA), com o tema “Mulheres na Resistência à Ditadura na Amazônia Paraense: Diversidade e Resiliência”.
A mesa contará ainda com a presença da debatedora Fernanda Jaime, doutoranda no PPHIST/UFPA.
O evento será encerrado às 18h. Trata-se de uma oportunidade de reflexão crítica sobre a memória e a atuação de mulheres paraenses no enfrentamento ao regime autoritário no Brasil, contribuindo para a valorização da história regional e das lutas por democracia e direitos humanos.
Redes Sociais