Página inicial > Últimas Notícias > IFCH tem espaço físico revitalizado para retorno integral das atividades acadêmicas e administrativas.

• Publicado: Terça, 11 de Janeiro de 2022, 13h05
  • Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 18h12

No retorno integral à atividade presencial, previsto para  o mês de março, a comunidade acadêmica e administrativa do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)  encontrará vários espaços físicos totalmente revitalizados.  Apesar das várias restrições impostas pelo cenário da  pandemia,  a atual gestão do IFCH procurou concentrar esforços para manter o planejamento das reformas estruturais que estavam  previstas para os anos de 2020 e 2021.

“Em junho de 2020 ,  reocupamos o   prédio  seguindo as orientações de segurança  do Grupo de trabalho da UFPA  sobre o novo coronavírus.  Com  o apoio da equipe da Coordenadoria de Planejamento e Gestão (CPGA)  iniciamos o trabalho que havia sido planejado para esses dois anos”, explica o Diretor –Geral do IFCH, professor Fernando Freitas Neves.

Manutenção - O prédio principal do IFCH foi construído há quase 50 anos e abriga as atividades administrativas e acadêmicas de  cinco faculdades e de oito cursos de pós-graduação. Isso tudo implica num grande fluxo diário de pessoas e, na necessidade constante de manutenção predial em todos os espaços. Por isso foram executadas reformas como: melhorias em  salas de professores, em salas multiuso, reparos nos diversos banheiros, instalação de portas acústicas nos gabinetes dos dirigentes e fixação de quadros de avisos nos corredores. O telhado recebeu  vedação nas aberturas para conter a entrada de aves,  limpezas nas calhas e colocação de mantas. As salas administrativas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política ganharam  pintura geral, substituição total do forro e de divisórias. A antiga sala de professores da Faculdade de Psicologia foi adaptada para futuramente  sediar o Laboratório de Avaliação Psicológica.

“Desde o início de nossa gestão priorizamos a recuperação da estrutura física do Instituto, que se encontrava bastante deteriorada ou necessitava de adaptações, para dotar o espaço de maior conforto e funcionalidade. Algumas reformas puderam ser finalizadas no ano de 2021. Outras estão em andamento e se estenderão pelo corrente ano” informa o diretor Fernando Arthur.

preview

- As maiores intervenções concluídas no ano de  2021, foram realizadas em dois importantes espaços de uso coletivo da comunidade acadêmica. A Biblioteca Setorial  passou por ampliação do espaço com a derrubada de alvenaria e levantamento de nova parede, além de  realocação da porta de entrada. As alterações deram maior acessibilidade ao espaço e melhor distribuição das cabines, mesas de estudo e do balcão de atendimento.

preview - O novo Auditório do IFCH foi inaugurado, no mês de novembro passado, pela comunidade acadêmica durante evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia com palestras e  lançamento de livro . O auditório, que por  muitos anos esteve localizado no andar superior do prédio principal , foi realocado para o  térreo facilitando  o acesso  do público PcD  interno e externo. A  retirada da divisória de rack, permitiu ampliação do espaço que recebeu piso novo em porcelanato, pintura completa,  colocação de películas nas janelas, e uma melhor disposição das cadeiras que receberam  emborrachamento nos pés.

Congregação - Espaço fundamental  para decisões sobre a vida  acadêmica e administrativa do IFCH, a Sala da  Congregação  também está sendo beneficiada com a realocação para o andar superior e uma completa reforma que envolve a troca de todo o piso para porcelanato, colocação de películas,  instalação de portas de vidro, de forro novo  e pintura geral. A previsão é de que a obra seja finalizada  e entregue neste  mês de janeiro.

Prevenção  – Com o avanço da campanha de vacinação entre os profissionais de educação, o corpo técnico- administrativo e docente  do IFCH, de forma gradativa, voltou a  ocupar as respectivas subunidades. Algumas faculdades voltaram a receber, parcialmente, seus alunos para atividades em espaços como os Laboratórios de Filosofia e Geografia. Para garantir a proteção para servidores e visitantes, foram adquiridos totens de álcool em gel instalados nas entradas do prédio.

- Além do prédio principal do IFCH, as reformas alcançaram o novo espaço físico criado para abrigar  as salas de aulas dos cursos de pós-graduação oferecidos pelos Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)  e  de Letras e Comunicação (ILC). Embora tenha sido  entregue à comunidade acadêmica no final do ano de  2019 , o  prédio de 4 pavimentos localizado no campus básico, não pode ser ocupado por causa do distanciamento social causado ´pela pandemia. Ainda assim, houve a preocupação da gestão do IFCH em promover reformas de adaptação nos 2º e 3º andares que estão destinados às atividades acadêmicas dos oito cursos  de pós-graduação do Instituto. As intervenções envolveram  serviços de ampliação das salas de aula, com a movimentação e supressão de divisórias, remanejamento de pontos elétricos e lógicos e  retirada e realocação de portas.

Recursos - De acordo com a Coordenadoria  de Planejamento e Gestão (CPGA/IFCH) o total de  recursos investidos até a presente data é de R$ 236.504,84. São recursos provenientes de orçamentos anuais de 2018, 2019 e 2020, que estavam represados em empenhos.

“Nossa expectativa é de que no mês de março, quando se iniciarem as atividades do calendário acadêmico de 2022 no campus de Belém e o retorno   seja  integral,  as reformas estejam todas concluídas e nossa comunidade tenha espaços com  melhor qualidade para o desempenho das atividades administrativas, funcionais e acadêmicas” ressalta o diretor -geral.

Texto: Ascom/IFCH