Página inicial > Últimas Notícias > Revista Apoena faz chamada de artigos para dossiê sobre o filósofo Benedito Nunes

• Publicado: Quinta, 25 de Março de 2021, 15h17
  • Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 13h01

A Revista Apoena, periódico da Faculdade de Filosofia (Fafil) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da UFPA, irá homenagear o professor Benedito Nunes, em memória aos 10 anos de seu falecimento. O periódico realiza a chamada de artigos sobre o professor, para compor a edição que será lançada no primeiro semestre de 2021. O intuito é produzir o dossiê “Benedito Nunes Filósofo, Teórico da Literatura, Crítico Literário e Intérprete da Amazônia”, que rememora o seu pensamento e atuação docente. A submissão pode ser feita no site da Revista Apoena, até o dia 15 de maio.

Benedito Nunes é um dos mais importantes filósofos brasileiros, que entendia a Filosofia como uma necessária conexão com o campo das artes e da literatura em especial. Assim, o professor se dedicou não apenas aos estudos filosóficos, mas também à teoria e crítica literária, deixando obras e ensaios de referência sobre diversos escritores e filósofos.

"A importância do professor Benedito Nunes não apenas para a UFPA mas também para a cultura brasileira é inegável.  E gostaríamos de ressaltar sua imensa generosidade para com os alunos e as alunas que o procuravam. O que desejamos com esse número especial é tornar viva, no presente, a memória de Benedito Nunes. É retomar seus livros, seus artigos, sua obra para que continuem agindo no presente.", afirma o professor Ernani Chaves Pinheiro, coordenador do dossiê.

O dossiê “Benedito Nunes Filósofo, Teórico da Literatura, Crítico Literário e Intérprete da Amazônia” pretende ressaltar o legado de Benedito Nunes no campo da filosofia e da teoria e crítica literárias, o modo como pensou os problemas da Amazônia em diversos textos, um aspecto de sua obra ainda pouco estudado, e também a sua relevante participação institucional na criação da Escola de Teatro da UFPA e na do curso de Filosofia.

Submissão - A submissão de trabalhos deve ser feita no site da Revista Apoena, até o dia 15 de maio. Após o preenchimento do formulário, o autor deve enviar o arquivo do trabalho, no formato "Doc" ou "Docx", para o e-mail: revistaapoenaufpa@gmail.com. No assunto,  deve estar: "Submissão de artigo + seu nome e sobrenome".

Podem enviar trabalhos os graduandos, pós-graduandos, mestres, doutores e professores das mais variadas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior que sejam da área da Filosofia e afins, tais como História, Geografia, Ciências Sociais, Crítica Literária etc. Os interessados podem enviar artigos inéditos, resenhas, traduções e entrevistas.

Cada autor poderá submeter apenas um texto por número da revista. Os textos encaminhados à Apoena não devem ser submetidos concomitantemente a outras revistas e devem estar escritos em português, inglês ou espanhol.

Os textos devem atender às normas de formatação exigidas pela revista. A comissão editorial pode fazer uma nova revisão e sugerir possíveis mudanças, que deverão, no prazo indicado, ser atendidas pelo autor.

Revista Apoena – Produzida por discentes de Filosofia da UFPA, é um periódico eletrônico vinculado à Faculdade de Filosofia (Fafil) e ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal do Pará (UFPA), criado por iniciativa do corpo discente. O objetivo da Apoena é oferecer um espaço qualificado de discussão filosófica, permitindo a difusão de trabalhos acadêmicos de pesquisadores da área de Filosofia.

A revista propõe construir um espaço dialógico, crítico e de interlocução, a partir do Norte do país, com a comunidade acadêmica nacional. Permite a difusão de reflexões filosóficas produzidas por alunos, professores e pesquisadores que tenham qualidade aprovada por pares (dupla avaliação às cegas) vinculados a várias instituições do país.

Serviço:

Chamada de publicação na Revista Apoena: dossiê “Benedito Nunes Filósofo, Teórico da Literatura, Crítico Literário e Intérprete da Amazônia”.

Submissão até 15 de maio de 2021

Link preenchimento do formulário

E-mail para envio de trabalhos: revistaapoenaufpa@gmail.com

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA