Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Roteiros Geo-turísticos comemora 10 anos

Projeto Roteiros Geo-turísticos comemora 10 anos

• Publicado: Sexta, 08 de Janeiro de 2021, 21h32
  • Última atualização em Segunda, 11 de Janeiro de 2021, 13h08

Roteiros Geo turísticos 04

O Projeto Roteiros Geo-turísticos da UFPA completa 10 anos de atividade agora em 2021, e em alusão a essa década reconstituindo e valorizando a memória sócio-espacial e patrimonial de Belém, será realizada uma live, no dia 12 de janeiro, às 17h30, por meio do canal do YouTube dos Roteiros. Durante a transmissão, os convidados falarão sobre a história do projeto e os vários roteiros desenvolvidos na região metropolitana de Belém, que inspiraram a criação de roteiros em diferentes municípios do Pará e fora do Estado.

O Projeto foi criado em 12 de janeiro de 2011, sob a coordenação da professora da Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA e coordenadora do Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (GGEOTUR), Maria Goretti Tavares. O projeto tem o objetivo de desenvolver conhecimentos teóricos e práticos para elaboração de roteiros geo-turísticos, tomando como base a formação histórica e espacial na cidade de Belém, além de possibilitar à sociedade e ao poder público uma das perspectivas de atividades econômicas voltadas para o desenvolvimento local.

Roteiros Geo turísticos 03"Para nós foi espantoso o crescimento do projeto, nós não tínhamos a dimensão. Então hoje, fazendo dez anos, temos uma estimativa que mais de oito mil pessoas participaram do projeto. E desses, cerca de 95% são moradores da cidade de Belém. Então nós avaliamos que o projeto também tem uma função de educação patrimonial para os moradores, bem mais do que para os turistas. Até mesmo porque é importante que os moradores conheçam a cidade. Durante este ano tivemos o desafio de realizar o roteiro de maneira on-line, por meio de seminários e palestras. Mas colocamos isso ao nosso favor, pois dessa forma o roteiro pode ser divulgado para além de Belém", afirma a professora Goretti Tavares.

Durante esse período de pandemia que o mundo tem enfrentado, o Roteiros Geo-turísticos recebeu convidados de diversas partes do país em seus eventos on-line. Enquanto a situação sanitária do mundo não se normalizar, o projeto continuará sendo realizado de forma virtual, para que seja possível continuar realizando parcerias com outros projetos da UFPA e compartilhando conhecimento sobre o patrimônio público do Estado.

Para participar - A transmissão em comemoração aos 10 anos do Projeto Roteiros Geo-turísticos irá ocorrer no dia 12 de janeiro, às 17h30, no canal do YouTube dos Roteiros.

Durante a programação estarão presentes a Coordenadora do Projeto, professora Maria Goretti Tavares; uma das primeiras monitoras do projeto, geógrafa Magaly Caldas; o professor da Escola Bosque e coordenador da parceria com os Roteiros em Icoaraci e Outeiro, Agnaldo Aires; e a Diretora do DPH da Fumbel, de Belém e ex Superintendente do IPHAN-Pará, Maria Dorotéa Lima.

"Os convidados foram escolhidos para tratar sobre as diversas áreas que o projeto corresponde. Vamos falar sobre a importância dos roteiros em Belém, Icoaraci e Outeiro; a história do Projeto, a importância da parceria com os órgãos do Estado e vários outros assuntos", explica a professora Goretti Tavares.

Roteiros Geo turísticos 01Roteiros - O projeto Roteiros Geo-turísticos integra as atividades de pesquisa, ensino e extensão da UFPA, tendo sido já premiado pelo IPHAN em 2016, ganhando visibilidade nacional. O projeto estabeleceu, ao longo do tempo, vários roteiros em parceria na região metropolitana de Belém, desenvolvidos em alguns municípios e até fora do estado. Alguns desses roteiros foram ofertados uma única vez, outros, têm certa frequência de oferta. Como forma de contribuir para sua manutenção, o projeto insere alunos de iniciação científica do ensino médio desde o ano de 2013, como foi o caso do roteiro em Cametá, e, atualmente, o roteiro nos distritos de Icoaraci e Outeiro.

Até o ano de 2020, foram formados e implantados 11 onze roteiros, oferecidos ao público, de forma gratuita e mensal, e intercalada. São eles: Roteiro pelo Bairro da Cidade Velha (desde 12 de janeiro de 2011); Roteiro do Ver-o-Peso ao Porto de Belém (desde outubro de 2011); Roteiro da Belle Époque (desde 24 de abril de 2012); Roteiro pelo interior do Bairro da Campina (desde novembro de 2012); Roteiro pelo Bairro do Reduto (desde 28 de agosto de 2013); Roteiro Pela Estrada de Nazaré (desde setembro de 2014); Roteiro O Arquiteto Antônio Landi e a Belém do século XVIII (desde outubro de 2015); Roteiro O Bairro de Batista Campos e suas transformações espaciais (desde 01 outubro de 2016); Roteiro O Bairro do Umarizal e suas transformações espaciais (desde 13 dezembro de 2017); Roteiro A Vila de Mosqueiro e suas transformações socioespaciais (desde dezembro de 2018); Roteiro Pela Estrada de São José (desde setembro de 2019).

Serviço:

Live em comemoração aos 10 anos do Projeto Roteiros Geo-turísticos da UFPA.

Data: 12 de janeiro de 2021

Local: canal do YouTube dos Roteiros