Página inicial > Últimas Notícias > Projeto RodaVida realiza rodas de conversa com os discentes do IFCH no dia 22

Projeto RodaVida realiza rodas de conversa com os discentes do IFCH no dia 22

• Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 23h20
  • Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2020, 23h25

Diante do cenário de pandemia que perdura por vários meses e dos muitos impasses à vida acadêmica que esse período trouxe, o Projeto RodaVida iniciou uma série de rodas de conversa com os discentes da Universidade Federal do Pará durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE). As rodas de conversa ocorrem quinzenalmente e a próxima edição será voltada exclusivamente aos discentes do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), no dia 22 de outubro, a partir das 17h30. Acesse aqui para se inscrever.

“O projeto surgiu a partir da demanda, identificada pela Saest, de alto índice de adoecimento na comunidade estudantil, com muitos casos deflagrados pelas vivências acadêmicas, como as relações com os colegas e professores, hábitos de estudo, sobrecarga, preconceito, assédio, insatisfação com o curso, entre outros. Agora, tornou-se ainda mais importante fazer essas rodas de conversa, pois o isolamento social é um novo fator de adoecimento e o Ensino Remoto é desafiador para docentes e discentes. Deste modo, é fundamental ter um espaço para discutir essas experiências”, explica a professora Aline Beckmann, do LSE.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponibilizado de acordo com o cronograma de cada campus ou instituto. O projeto é uma iniciativa do Laboratório de Soluções Educacionais (LSE) e vinculado à Superintendência de Assistência Estudantil (Saest/UFPA). O objetivo é oportunizar um espaço seguro de diálogo, em que os graduandos possam se sentir acolhidos e orientados a como lidar com os desafios de seu cotidiano na Universidade.

Encontros - Os encontros acontecem virtualmente, pela plataforma Google Meet, com limite de 20 participantes por vez, a fim de favorecer a participação de todos. A cada 15 dias, é selecionado um instuto/campus como público-alvo. A primeira roda atendeu a discentes do Instituto de Tecnologia (ITEC), a próxima edição atenderá ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), e, em novembro, será a vez do Instituto de Ciências da Educação (ICED) e do Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Para dezembro, estão programadas ainda rodas de conversa com os estudantes do Instituto de Ciências Naturais (ICEN) e do Campus Universitário de Abaetetuba.

Serviço:

Roda de Conversa do Projeto RodaVida para estudantes do IFCH

Data: 22 de outubro

Local: plataforma Google Meet

Inscrições: via formulário on-line.

Mais informações podem ser conferidas nas redes sociais do RodaVida.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA