Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Confronto de Ideias debate Extensão Universitária na Universidade pública

• Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2020, 09h39
  • Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 15h00

Conversações Extra-Muros

Vamos falar de extensão universitária na Universidade Pública?

Com este título, o Projeto Confronto de Ideias, coordenado pela professora Marly Gonçalves da Silva da Faculdade de Ciências Sociais-FACS/IFCH, dá início à sua programação (lives e seminários) para o segundo semestre de 2020. A série de eventos virtuais, que se inicia nesta quarta-feira, dia 16, é  alusiva à passagem dos 13 anos do projeto. O debate , começa  às 17 horas, pelo canal do Youtube do Projeto Confronto de ideias: encurtador.com.br/fmg78

Inscrições/certificados no site:https://confrontodeideias1.wixsite.com/confrontodeideias

Lives -  Nesta primeira rodada de lives, o debate vai se dar em torno de questões tais como: as diferentes concepções e experiências de extensão universitária, o papel da extensão na formação do estudante, as possibilidades e limites das políticas de extensão em curso no mundo acadêmico, e o papel das práticas de extensão no sentido de consolidar um projeto de universidade pública e popular.

O debate  contará com a participação das seguintes professoras:

Luciana Boiteux – formada em Direito e profa. licenciada de Direito Penal da UFRJ. Coordenadora do projeto de extensão Mulheres Encarceradas.

Fabiana Dessotti – economista, dra. em Ciências Sociais/PUC-SP, profa. de relações econômicas internacionais, coordenadora do programa Realidade latino-americana vinculado ao Dept. de relações internacionais da EPPEN/UNIFESP.

Ana Telma Sousa – pedagoga, profa. do Centro de Ciências Sociais e Educação da UEPA. Dra. em gestão educacional/Utad, Portugal. Coordenadora do projeto Netrilhas-Núcleo de estudos e extensão, trilhas investigativas e práticas sociais.

Marilu Campelo – antropóloga, profa. da Faculdade de Ciências Sociais da UFPA, dra. em Antropologia/USP. Coordenadora do Neab/UFPA, Grupo de Estudos Afro-amazônicos e GP/Cnpq Roda de Axé.

Mediadora/debatedora:

Marly Silva – socióloga, profa. da FACS/UFPA. Dra. em Ciências Sociais-Sociologia/PUC-SP. Idealizadora e coordenadora do Projeto de extensão universitária Confronto de Ideias, que no próximo dia 26 de setembro completa 13 anos de seu lançamento público.

O Projeto - Idealizado pela professora Marly Silva, docente da Faculdade de Ciências Sociais,  o projeto Confronto de Ideias  foi criado em 2007 e  chega aos seus 13 anos promovendo diversas  atividades extensionistas na forma de debates, seminários, mesas-redondas, audiências públicas, oficinas, exposições, e  lançamento de livros, voltadas à difusão e troca de conhecimentos entre Universidade e Sociedade sobre assuntos complexos da atualidade e temas tabus como os da revolução e do anarquismo.

O -  lucio Na imagem , debate com o sociólogo e jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto, por ocasião dos 20 anos do seu Jornal Pessoal, no jardim interno do Vadião, na tarde do dia 26 de setembro de 2007. O evento marcou o lançamento público do Projeto Confronto de Ideias, e contou com a presença do professor Jean Hébette (1925-2016), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.   Foto: Patrick Pardini (Museu UFPA)