Página inicial > Últimas Notícias > IFCH sedia etapa nacional da 28ª Olimpíada Internacional de Filosofia

IFCH sedia etapa nacional da 28ª Olimpíada Internacional de Filosofia

• Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 13h20
  • Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 18h19

A seletiva nacional  da  28ª Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO), ocorre  nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, em todo o Brasil.  No Pará , dois alunos da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará participam da competição.

Desde sua primeira edição, em 1993, a Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO) é um evento direcionado para estudantes do Ensino Médio, sendo considerado o mais importante da comunidade filosófica internacional. É a primeira vez que a Universidade Federal do Pará sedia a competição    e terá entre os julgadores  a professora  Jovelina Ramos docente da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia.

A Olimpíada Internacional de Filosofia visa fortalecer o ensino de Filosofia na Educação Básica ao redor do mundo, assim como contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, inquisitivo, criativo e promover a reflexão filosófica sobre ciência, arte e vida social.

“Os  candidatos inscritos em cada um dos estados participantes deverão produzir um ensaio de três laudas em língua inglesa, francesa ou espanhola. Os candidatos de Belém farão prova um, em língua inglesa ,e outro na língua francesa. O júri nacional escolherá dois dos melhores ensaios, e os vencedores da seletiva nacional participarão da final em Lisboa, no período de 21 a 24 de maio de 2020. Os melhores ensaios serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou menções honrosas”, informa  Jovelina Ramos.

Seleção – A seleção será realizada em doze estados da Federação e contará com um amplo grupo de jurados de diversas universidades e dois institutos federais brasileiros. Em Belém, a prova será aplicada no Laboratório de Filosofia, altos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA (IFCH).

Prova - Cada estudante que participar da seletiva nacional para a 28ª IPO terá de escrever, em no máximo quatro horas e por meio de um computador sem acesso à internet disponibilizado por seu local de prova, um ensaio filosófico em língua inglesa, espanhola ou francesa sobre um de quatro tópicos que serão apresentados apenas no dia da seletiva na forma de trechos de textos filosóficos ou de perguntas. Durante a redação de seu ensaio, o candidato poderá consultar apenas um dicionário bilíngue, que ele poderá levar para o seu local de prova.

Leia mais sobre o evento Aqui