Nota do GERA - Solidariedade a Profa. Rosa Acevedo Marin

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS GERA

O Grupo de Pesquisas em Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais manifesta seu inconformismo em relação ao lamentável episódio de tentativa de cerceamento da livre manifestação do pensamento, ocorrido no dia 30 de novembro de 2017, nas dependências do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal do Pará.

Manifestamos, também, nossa integral solidariedade e nosso total apoio à professora doutora Rosa Elizabeth Acevedo Marin e aos participantes do evento “Encontro Veias Abertas da Volta Grande do Xingu”.

A universidade é espaço de diversidades, de divergências e de crítica. Por isso a liberdade de manifestação é um dos seus mais importantes institutos.

Qualquer atitude violenta, como a impetrada contra a professora Rosa Acevedo Marin e os participantes do evento, volta-se contra toda a universidade e demanda um posicionamento de toda a comunidade universitária, de forma a fortalecer o estatuto de universidade pública, autônoma, comprometida com os valores democráticos e com a construção de uma sociedade justa e fraterna.