Lançamento do Livro Legados de Charles Wagley da Amazônia. Dia 13, auditório do IFCH

O livro Legados de Charles Wagley da Amazônia, será lançado nesta quarta-feira, dia 13, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA. O lançamento da publicação marcará o encerramento do projeto de pesquisa "Charles Wagley como articulador Institucional", iniciado em 2010 no Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Ciências Sociais (Pet/Facs). O livro Legados de Charles Wagley, na versão e-book foi editado pela EditAEDI e reúne artigos de pesquisadores da UFPA, e demais convidados que participaram de um Seminário ocorrido em 2013 comemorativo ao centenário do antropólogo. A organização é da pesquisadora Wilma Marques Leitão, docente da Faculdade de Ciências Sociais e coordenadora do Pet.

Jornada - Antes do lançamento, que ocorrerá às 10h, haverá uma jornada de apresentação de resultados de subprojetos de pesquisa e de outras atividades desenvolvidas por estudantes de graduação em Ciências Sociais da UFPA, envolvendo o trabalho do antropólogo na Amazônia. A programação será no período da manhã e a tarde. “Por meio do trabalho de Charles Wagley na consolidação da antropologia como disciplina no Brasil e sua atuação no campo interdisciplinar na Amazônia, três jovens estudantes receberam orientação para atuar na construção de um trabalho de pesquisa. Desde a definição do tema, consulta em arquivos, seleção e análise de dados, apresentação dos argumentos diante de seus pares em congressos e reuniões cientificas, reflexão sobre as críticas e contribuições, redação de artigos, sempre com muitas idas e vindas, acompanhamento nas reuniões de projeto” explica Wilma Leitão.

Palestras - Além dos integrantes do PET a jornada pretende reunir outros estudantes, pesquisadores e professores com interesse em conhecer um pouco da história da antropologia na região, no período de atuação do antropólogo Charles Wagley na Amazônia. Na parte da tarde, haverá uma mesa redonda com o professor Samuel Sá, docente aposentado da Facs e integrante do PET e com a pesquisadora do Museu Emilio Goeldi, professora Lourdes Furtado que farão um relato de suas vivências como discípulos de Charles Wagley.

O antropólogo - Charles Wagley, (09/11/1913 – 25/11/1991), antropólogo americano que se notabilizou por estudos de populações indígenas e caboclas, notadamente em Gurupá, Pará, onde realizou a pesquisa que deu origem a uma de suas obras mais conhecidas, “Uma Comunidade Amazônica” , Charles Wagley chegou ao Brasil em 1938/9, a convite do Museu Nacional do Rio de Janeiro, para realizar pesquisas junto a populações indígenas do grupo lingüístico tupi. Teve importância fundamental na consolidação da antropologia no Brasil sendo várias vezes citado como estando entre os mais importantes representantes da disciplina. Charles Wagley é considerado, nas palavras do seu orientando paraense, Samuel Sá primeiro paraense a obter o título de doutorado em Antropologia e continuar na região , como um brasilianista, não só por ter feito do Brasil seu campo e objeto de pesquisa, mas por ter deixado aqui fundações para o desenvolvimento e autonomia da Antropologia como disciplina. Além de heranças em outras áreas, como a saúde, quando funcionário do Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), e ter se envolvido com a população brasileira, desconstruindo a ideia de sujeito/objeto como entes separados e distantes. Deste modo, sua vida e sua obra são de extrema importância para a Amazônia.

Evento: Jornada de Encerramento do Projeto Charles Wagley como articulador institucional e Lançamento do livro Legados de Charles Wagley da Amazônia, Wilma Marques Leitão (Organizadora), 2017. Belém, Edit AEDI/UFPA (ISBN 978-85-65054-51-5) .

Já disponível na estante virtual do site http://editaedi.ufpa.br/.

Data: 13 de setembro, a partir das 8h, auditório do IFCH

Evento aberto a interessados, com certificação .