Logo IFCH

Logo UFPA

Apresentação

HISTÓRIA -  As origens do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) estão na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, criada em 1954 para abrigar os cursos de Geografia, História, Letras e Pedagogia. A primeira turma começou a funcionar em 1955. Com a criação da Universidade Federal do Pará em 1957, a Faculdade de Filosofia e Ciências e Letras e os cursos são absorvidos pela Instituição.

Em 1971, é criado o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), oficializado pelo  Estatuto da UFPA de 1977, aprovado pelo Ministro de Estado da Educação e Cultura por meio  da Portaria n. 452, de 30 de maio de 1978. Os cursos passam a ser vinculados ao CFCH.

O IFCH - Em 2007, após a aprovação do novo Estatuto da Universidade Federal do Pará, recebeu a denominação de Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A atual estrutura acadêmica-administrativa foi criada em 27 de maio de 2007, com a aprovação do Regimento do IFCH, pela Resolução nº 1.661, CONSEP. Acesse o Regimento do IFCH aprovado pelo CONSUN.

O IFCH mantém cinco faculdades: Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Psicologia . As faculdades de História, Geografia, Filosofia e Ciências Sociais também oferecem turmas pelo PARFOR.

O Instituto oferece os Programas de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (mestrado e doutorado) ; em Psicologia (mestrado e doutorado); em Geografia (mestrado e doutorado ); em História (mestrado e doutorado), Ciência Política (mestrado) e Antropologia (mestrado e doutorado) e Filosofia (mestrado). Oferta também um Curso de Mestrado em Segurança Pública.

Atualmente o IFCH está sediando, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política,  um   curso de Doutorado Interinstitucional - em Relações Internacionais - fruto de parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a UFPA

A estrutura física do IFCH está localizada no setor básico do Campus Universitário do Guamá e é constituída pelo  prédio principal, um Anexo, além dos Laboratórios de História,  Antropologia e uma Clínica de Psicologia. A estrutura acadêmica-administrativa do Instituto é composta pela Direção-Geral e Direção-adjunta, uma Secretaria Executiva, Coordenadoria de Planejamento e Gestão e Coordenadoria Acadêmica. Possui também uma Biblioteca Setorial, laboratórios de experimentação e pesquisa social;

A Profa. Dra. Andréa Bittencourt Pires Chaves, docente da Faculdade de Ciências Sociais está no exercício da Direção-Geral do Instituto.

O Prof. Dr. Carlos Augusto da Silva Souza, também da Faculdade de Ciências Sociais ocupa a Direção -Adjunta.

 

Contatos:

Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. | Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Fones: (91) 3201 7106/7439