Histórico

 

Histórico -A Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA (FGC) celebrou, em 2014, os 60 anos de criação do curso de Geografia no Estado do Pará. O Colóquio "Pensando a Geografia Paraense, marcou as comemorações. Em torno da temática “Os 60 anos do curso de Geografia na UFPA: história, atualidade e perspectiva” docentes, discentes e convidados debateram temas e percursos da ciência geográfica na UFPA.

O curso  é ofertado no Estado do Pará desde o ano de 1955, quando foi criada a primeira turma exclusiva. A criação deu-se no ano anterior (1954), juntamente com o curso de História, os quais integravam a Faculdade de Ciências e Letras . A partir de 1971, o curso foi transferido para o Campus do Guamá e vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas, hoje, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

“Apenas três professores formavam o corpo docente: Simão Bitar, Jonatas Athias e Regina Gonçalves, informa o professor Giovane da Silva Mota, do quadro docente da FGC, que coordenou a pesquisa “A história do curso de Geografia da UFPA: da análise à construção de uma antologia (1954-1994)”. “Nos anos 90, vimos que necessitávamos de um resgate da memória institucional do curso, tendo em vista as transformações que estavam ocorrendo com a saída de antigos professores, por meio da aposentadoria, e com as mudanças curriculares”, explica Giovane.

O diretor da FGC, Clay Chagas (2012/2014) destaca a importância do curso para a inserção regional tanto na formação de professores quanto na atuação em órgãos públicos. “A quase totalidade do corpo docente das universidades da nossa região, as quais oferecem o curso de Geografia, é formada por alunos egressos do curso da UFPA. Estamos presentes em praticamente todo o interior do Estado, com o curso sendo ofertado desde o início da interiorização da UFPA, nos anos 80, e atualmente pelo Parfor. Também temos o reconhecimento externo quando somos procurados por órgãos públicos, em busca de consultorias para problemas ambientais e até de segurança pública, a exemplo do convênio firmado com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará (Segup) para a elaboração de um mapeamento da criminalidade urbana” informa.

Pesquisa, ensino e extensão

A Faculdade de Geografia e Cartografia oferece os cursos de Licenciatura em Geografia e de Bacharelado em Geografia. As ações de pesquisa, ensino e extensão da FGC são desenvolvidas nos dois laboratórios mantidos pelo curso: Laboratório de Ensino de Geografia (Labengeo) e Laboratório da Análise da Informação Geográfica (Laig). Recentemente a FGC inaugurou o Laboratório de Geografia Física, para desenvolver os estudos em Pedologia, Climatologia e Geomorfologia, reforçando as demandas do curso nessas áreas.

Diversos projetos nas áreas de meio ambiente, cartografia, geoprocessamento são mantidos mediante convênios com órgãos, como ICMBIO, Ministério das Cidades, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Turismo, Secretaria Especial de Pesca, entre outros.

A FGC também mantém convênios com as Universidades de Michigam, Universidade de Coimbra,Universidade de Lisboa e Universidade de Cabo Verde.