IV Seminário de Bioantropologia - Dias 5 e 6 de dezembro, auditório do IFCH

“A Bioantropologia e a antropologia forense na Amazônia” é o tema do IV Seminário de Bioantropologia que será realizado nos próximos dias 5 e 6 de dezembro, no auditório do IFCH.  O evento é  promovido anualmente pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) e organizado pelo  Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente (LEBIOS).

A edição 2018  privilegia a interdisciplinaridade e o diálogo com os subcampos da antropologia e áreas afins, como a genética,  a paleobiologia, as ciências forenses , passando ainda pelos campos da ética em pesquisa e das relações das comunidades Amazônicas.

“O objetivo do seminário é apresentar a comunidade acadêmica  a antropologia biológica em seus variados campos e mostrar a diversidade de abordagens. O interesse pela Bioantropologia vem crescendo e o número de estudos , desde a criação do PPGA em 2010, também. Nossa expectativa é que tenhamos um maior número de  inscritos do que no ano passado” explica o professor Hilton Silva, coordenador do Programa e responsável pela organização do Seminário

A escolha do tema deste ano, Bioantropologia e antropologia forense deve-se à crescente importância desse campo no Brasil, e  busca uma aproximação da antropologia com as ciências criminais, jurídicas e biológicas. ‘Queremos despertar nos participantes o interesse por essa subarea, uma vez que o PPGA é o único programa de Antropologia no pais que oferece esta formação” complementa o professor Hilton Silva.

A programação do evento terá conferências, palestras, sessão de vídeos além da apresentação de  trabalhos, concluídos e em andamento, realizados no âmbito do PPGA por mestrandos, doutorandos e docentes parceiros.  A palestra de abertura “O cenário da bioantropologia no PPGA e no Brasil” será proferida pelo  professor Hilton que coordena essa área no programa.

Conferências – A programação terá  participação de dois conferencistas especialmente convidados.  A  Profa. Dra. Mercedes Okumura, coordenadora do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da Universidade de São Paulo fará a primeira conferência,  às 14h30 do dia 5.  Com o título  “Curadoria de remanescentes esqueletais humanos: Uma experiência com a Coleção Duckworth da Universidade de Cambridge, Inglaterra” ela fará a apresentação do seu trabalho nos 4 anos  em que atuou como   pesquisadora-curadora no Departamento  de Antropologia Biológica da Universidade de Cambridge no Reino Unido (2006-2010).

O outro palestrante convidado é o  professor Malthus Fonseca Galvão  da Universidade de Brasília, médico legista do Instituto de Medicina Legal do Distrito Federal e presidente   da Associação Brasileira de Antropologia Forense,  que fará a conferência magna de encerramento  “O panorama atual da Antropologia Forense no Brasil e os desafios para a formação dos profissionais do futuro.”

Exposição – Como nas três últimas edições o seminário será precedido pela Exposição “Evolução Humana”  que ficará sediada na sala da congregação do IFCH nos dias 4 e 5 de dezembro, das 9 às 18h.  A exposição é aberta ao público em geral.  As visitas guiadas se darão de hora em hora após a abertura e até 1 hora antes do fim do período.

Inscrições no Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente - LEBIOS ou pelo Site do Evento

Veja mais  informações AQUI  Veja  a Programação Completa

Para saber mais acesse  o Blog Bioantropologia na Amazônia