I Encontro do PET Geografia - Olhares Geográficos, Desafios e Perspectivas. De 27 a 29 de novembro

“Olhares Geográficos, Desafios e Perspectivas” é a tema do I Encontro do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Geografia  (Pet/Geografia)  que inicia   nesta terça-feira, dia  27, no auditório do ILC.  O evento, que se estende até o dia 29, vai reunir  docentes, alunos e ex-alunos vinculados ao programa para um debate sobre a importância do PET na cultura acadêmica.

O Programa de Educação Tutorial (PET)  foi criado pelo Ministério da Educação  em 1979, como forma de incentivo aos estudantes na participação da pesquisa acadêmica e no aprofundamento nas suas áreas de atuação Grupo PET do Curso de Geografia da UFPA surgiu   em março de 1992.

“Dentro da esfera do ensino superior, o Programa de Educação Tutorial proporciona aos graduandos e tutores possibilidades de construir um ambiente acadêmico, científico e institucional capaz de religar saberes e fazeres, bem como as dimensões do ensino, pesquisa e extensão” explica o professor João Nahum, atual tutor do PET Geografia.

Os cortes sucessivos nos recursos das universidades e das agências de fomento colocam no horizonte dias difíceis para o Programa. “É imprescindível defender a permanência do PET como um programa de projeto estimulador  da cultura acadêmica de pesquisa  na graduação e na pós-graduação” ressalta o João Nahum.

Programação -  A mesa “O PET Geografia: memória e legado” vai abrir a programação às 10h, abordando a trajetória do PET Geografia e  ressaltando suas contribuições para a qualificação do curso,  a partir de relatos de ex-tutores e petianos egressos.

Em seguida, sendo o PET um programa de educação tutorial que  trabalha com o ensino, a pesquisa e a extensão, um debate sobre as estratégias para promover essa inserção,  acontecerá na mesa "A Universidade e o desafiador diálogo entre ensino, pesquisa e extensão" , que tem como convidados professores que são coordenadores de pós-graduação e tutores de outros PET da UFPA.

Nos dias seguintes temas como as Perspectivas dos Cursos de Geografia no Pará;  Ensino de Geografia e outros mais específicos  da área também serão tratados .

“Promoveremos a partir da fala de representantes dos cursos de geografia das instituições de ensino superior do Pará, uma visão panorâmica dos cursos de geografia do Estado, ressaltando suas semelhanças e diferenças. Ainda  teremos três mesas que tratam das perspectivas da Geografia Humana, da Geografia Física e do Ensino de Geografia, que  objetivam proporcionar um debate sobre as várias perspectivas teóricas e metodológicas nessas subáreas do conhecimento”  complementa o coordenador do PET.

A programação completa do evento está disponível no site https://encontropetgeografia.wixsite.com