III Encontro de História Indígena e do Indigenismo na Amazônia. De 7 a 9 de novembro, auditório setorial básico.

O III Encontro de História Indígena e do Indigenismo na Amazônia será realizado entre 7 e 9 de novembro de 2018, no auditório Setorial Básico II. Este evento é uma realização do Grupo de Pesquisa HINDIA, vinculado a  Faculdade de História da UFPA e coordenado pelo professor doutor Márcio Couto Henrique.  A iniciativa  tem a  parceria  do Grupo de Pesquisa Cidade, Aldeia e Patrimônio, coordenado pela professora  Jane Felipe Beltrão do Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Os dois Grupos estão cadastrados  no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. O evento  também, tem a participação dos integrantes da Associação dos Povos Indígenas Estudantes na UFPA (APYEUFPA).

Nesta terceira edição o destaque será a presença de Alessandra Korap Silva, uma das mais importantes lideranças indígenas do povo Munduruku na atualidade, que tem se destacado na luta contra a construção de hidrelétricas no rio Tapajós, e fará a conferência de abertura.

Programação – Conferências, simpósios temáticos, minicursos e mesas estão na Programação do Evento. Neles os estudantes poderão apresentar suas pesquisas sobre qualquer temática ligada a História Indígena. Além de História, a  expectativa é contar com a participação de estudantes e profissionais das áreas da Educação, Antropologia, entre outras afins.       “O encontro constitui um passo importante no sentido de colocar em prática o que determina a lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História Indígena nas escolas de todo o país. Para os estudantes da UFPA é um momento único para apresentar suas pesquisas e atualizar-se acerca das atuais discussões da história indígena” afirma o professor Marcio Couto Henrique .

Convidados - Além da liderança indígena Alessandra Korap Silva, o evento contará com a presença do professor doutor  Almir Diniz de Carvalho Júnior, da Universidade Federal do Amazonas, da professora doutora  Izabel Missagia de Mattos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da professora doutora  Chantal Craumussel, do El Colégio Michoacán, do México. “Para os estudantes da UFPA é um momento único para apresentar suas pesquisas e atualizar-se acerca das atuais discussões da história indígena” afirma o professor Marcio Couto Henrique .

Inscrições – estão abertas até o dia 2 de novembro, com envio de pedidos para  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.   Veja instruções AQUI

Para mais informações sobre:  Inscrições, Programação, Simpósios Temáticos, e sobre os Minicursos consulte as páginas do encontro: