II Seminário de Pesquisa GDEA : Dinâmica territorial do espaço rural da Amazônia. Dia 10 de outubro.

O grupo de pesquisa Dinâmicas Territoriais do Espaço Agrário na Amazônia (GDEA) investiga, analisa e elabora sínteses acerca das dinâmicas territoriais do espaço agrário na Amazônia, contribuindo para compreensão das problemáticas e desafios relacionados aos usos do território amazônico neste início de século XXI. No próximo dia 10 de outubro, o Grupo mais uma vez apresentará a comunidade acadêmica os resultados de seus estudos. O evento vai marcar os dez anos de atividades envolvendo estudantes e professores da graduação e pós-graduação em Geografia. A programação será realizada no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas a partir das 8h30m.

A mesa de abertura com a temática “Amazônia, dinâmicas, desafios e perspectivas” será realizada às 9h30 e terá como convidados o pesquisador Alfredo Kingo Oyama Homma da Embrapa e a pesquisadora do Museu Emilio Goeldi, Ima Célia Guimarães Vieira, além da participação do coordenador do GDEA professor João Santos Nahum.

Observatório – Durante o evento, um novo projeto chamado “Observatório do Dendê” será lançado.  “Nestes 10 anos de pesquisa o GDEA debruçou-se às dinâmicas territoriais do espaço rural na Amazônia paraense, sendo referência nos estudos sobre a dendeicultura na Amazônia. A agenda de debates propostas pelo Observatório parte do entendimento que a dendeicultura está enraizada na dinâmica da sociedade e do espaço paraense”, comenta a integrante do grupo doutoranda Ana Cláudia Carvalho.  O Observatório do Dendê terá atuação na microrregião de Tomé-açu e pretende debater os riscos ambientais e socioeconômicos da dendeicultura buscando   compreender a relação entre dendeicultura e produção de alimentos na região do dendê, entre outras questões importantes.

Publicações – Os livros “Dendeicultura e Dinâmicas Territoriais do Espaço Rural na Amazônia” e “Dinâmicas Territoriais do Espaço Rural na Amazônia Paraense” serão lançados no Seminário. As publicações reúnem monografias, dissertações e artigos dos estudos realizados pelo GDEA nos últimos anos.  A autoria é de docentes e discentes da graduação e da pós-graduação em Geografia que integram o Grupo ao longo do tempo.

Inscrições - O evento é aberto ao público interessado. Para se inscrever é necessário enviar e-mail informando o nome completo do ouvinte e a instituição a qual está vinculado para o endereço Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . Serão emitidos certificados de participação. A programação completa do seminário você encontra no site http://ppgeo.propesp.ufpa.br.