Logo IFCH

Logo UFPA

Seminário Laudos & Direitos Humanos: Antropologia em Ação. Dias 26, 27 e 28 de junho

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe no dia 26, 27 e 28 de junho, o seminário “Laudos & Direitos Humanos: Antropologia em Ação”. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), o Comitê Laudos Antropológicos e da Comissão de Direitos Humanos da ABA. O tema do seminário é “Povos Indígenas e Populações Tradicionais em tempos urgentes”. A programação é gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio do site do PPGA.

Segundo a organizadora do evento, professora Jane Beltrão, o objetivo do seminário é discutir questões referentes à elaboração de laudos antropológicos com base em diálogos com povos indígenas e quilombolas​. “O evento vai debater questões territoriais e de violação dos direitos étnicos e raciais de povos indígenas e populações quilombolas, abordando a efetivação dos direitos das populações atingidas por grandes empreendimentos ou envolvidas em conflitos fundiários.”

Jane Beltrão esclarece, ainda, que ampliar os debates sobre esse tema é importante no sentido de promover justiça e respeito para os povos indígenas, que historicamente têm tido seus direitos negados pelo Estado. “É necessário o acompanhamento das atividades relativas aos laudos antropológicos, seja na esfera administrativa, seja na judicial. Por isso, é necessário realizar e fomentar reflexões sobre o tema”, afirma.

​O evento é voltado para especialistas em direitos étnicos das mais variadas formações que atuam junto em instituições públicas que trabalham pela garantia de direitos, estudantes de graduação e de pós-graduação que fazem pesquisas na área dos direitos políticos diferenciados e atuam na busca de um país mais democrático. 

Serviço:
Seminário Laudos & Direitos Humanos: Antropologia em Ação
Data: 26, 27 e 28/06
Inscrições gratuitas pelo site do PPGA
Número de vagas: 50
Confira aqui a programação completa

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes