Ciência Política e Geografia aprovam projetos de cooperação acadêmica no Procad/AM.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes)  tornou público o Resultado Preliminar do Edital n° 21/2018 Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD/AM). Dois programas de pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas integram a lista  dos contemplados que serão beneficiados  com mais recursos para as atividades.

A cooperação  tem por objetivo  constituir e consolidar uma rede de cooperação acadêmica entre esses programas  mediante o intercâmbio de docentes-pesquisadores e discentes com atuação nas áreas de estudos sobre Políticas Públicas e Processos Decisórios, onde temas regionais, nacionais e internacionais possam ser abordados de forma comparada a partir de diversificadas metodologias.

A coordenadora do projeto, professora Eugenia Cabral docente do PPGCP, explica que a aprovação vai fortalecer as ações do Programa envolvendo alunos do mestrado e até de graduação por meio da iniciação científica, além da promoção de eventos conjuntos .“O projeto tem duração de quatro anos e a expectativa é que, ao final, se estabeleça uma rede de pesquisa fundamental para dotar o PPGCP de  condições a ofertar  o Curso de doutorado.

Geografia - “O uso do território, modernizações, desigualdades sociais e questão ambiental no Maranhão” é outro projeto aprovado no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia. A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi a proponente e vai contar com a experiência dos Programas de Pós-Graduação em Geografia da UFPA e da Unicamp que irão atuar como instituições associadas no desenvolvimento do projeto. As ações do projeto iniciam este ano e se estendem até 2023.

O professor João Marcio Palheta, coordenador do PPGEO e representante do programa na parceria firmada, informa que a proposta do projeto foi construída conjuntamente. “Foi um trabalho coletivo e importante porque pela primeira vez conseguimos aproximar duas universidades amazônicas com uma de alto nível como é a Unicamp. Essa articulação   vai proporcionar a Uema uma melhoria na avaliação de seu mestrado, de criação recente, e ao PPGEO mais um passo na consolidação do nosso curso de Doutorado além da inserção nacional e internacional”

As ações do projeto iniciam este ano e se estendem até 2023. Já em novembro próximo a UEMA realiza seminário sobre gestão de território, com a participação dos pesquisadores docentes do PPGEO/UFPA