Logo IFCH

Logo UFPA

Pronto-atendimento na Clínica de Psicologia . Até 14 de dezembro

A partir da próxima semana, a Clinica de Psicologia da UFPA inicia um projeto de atendimento psicológico emergencial. Trata-se do Pronto Atendimento Psicológico que será realizado todas as segundas-feiras e  quartas-feiras  entre 9h e 12h. Nesse período,  qualquer pessoa com demandas urgentes  poderá buscar  orientações,  sobre a melhor possibilidade de ajuda, bem como intervenções indiretas, junto a familiares e/ou instituições.

 

            O serviço oferecido é de um atendimento imediato a qualquer pessoa que busque a Clínica-escola de Psicologia da UFPA. Entretanto, não se caracteriza como “plantão” na medida em que existe um período pré-determinado limitado à disposição do usuário e a oferta não é ininterrupta. “O benefício propiciado pelo Pronto-Atendimento Psicológico não tem como critério a solução do problema trazido pelo cliente, mas levar a pessoa a auto-organização e a desenvolver habilidades de tomada de decisão na busca de alternativas para suas dificuldades” explica a professora Sandra Moreira  , coordenadora da atividade

 

            O trabalho do Pronto Atendimento Psicológico se caracteriza por ser um momento de escuta e acolhimento emergencial e a intervenção limitar-se-á a apenas uma sessão de pronto-atendimento , podendo ser realizadas outras sessões, caso se julgue  necessário.  O processo de intervenção é de tempo limitado, com um limite máximo de três (3) sessões, que poderá resultar na alta do processo terapêutico e/ou no encaminhamento a instâncias externas.

 

            Atendimento  – O serviço é voltado tanto para o público interno quanto externo da UFPA e o atendimento será realizado por alunos da disciplina Tópicos Temáticos II e sob a supervisão da professora da disciplina, Sandra Moreira,. As sessões terão a duração de cinquenta minutos cada uma num espaço de tempo de três horas.  Crianças, eventualmente, poderão ser encaminhadas ao Projeto de Extensão Ludoterapia Comportamental em Grupo, também coordenado pela professora Sandra Moreira.

 

            O Projeto de Pronto atendimento inicia na segunda-feira, dia 17 e se estenderá até 14 de dezembro.