Logo IFCH

Logo UFPA

XXII IFNOPAP - Inscrições abertas para o projeto que registra as narrativas orais populares da Amazônia Paraense

O Projeto Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense (IFNOPAP) está com inscrições abertas até o dia 15 de setembro, para a edição 2018. Este ano, o Campus Flutuante do projeto irá percorrer comunidades de Belém e Mosqueiro. O evento vai ocorrer de 26 a 30 de novembro de 2018. O IFNOPAP é um dos projetos de extensão mais antigos da Universidade, existe desde 1993, e tem o objetivo de registrar narrativas orais da Amazônia paraense.

A coordenadora do IFNOPAP, professora Socorro Simões, conta que o projeto surgiu da necessidade de registrar os mitos que fazem parte do imaginário das populações amazônicas. “A Amazônia é tão rica em imaginário e até então não havia um registro desse imaginário, por isso resolvi criar o projeto. Começamos em Belém e depois fomos para o interior. Nós já recolhemos mais de 5.300 narrativas”, afirma a professora.

O projeto, em grande parte de suas edições, utiliza-se de navio para transporte dos participantes, daí a idéia da criação do  barco, chamado Campus Flutuante, que já passou por diversos  municípios, dentre os quais Santarém, Monte Alegre, Almeirim, Soure, Salvaterra, Cametá, Abaetetuba, Óbidos, Alenquer, entre outros.

Socorro Simões conta que o projeto funcionou em terra somente até 1998, mas a partir daí, ela decidiu aperfeiçoar a ação do projeto. “Ficando só em terra, eu me dei conta de que eu não conhecia exatamente informações que vinham em algumas narrativas. Então, decidi que precisava ir aos lugares de onde vinham essas narrativas para entender melhor o que elas queriam dizer e, assim, nasceu a ideia do Campus Flutuante”, explica.

Edição 2018 - O evento é realizado anualmente e em 2018 vai passar por Belém e Mosqueiro. Esta edição, comemorativa de 25 anos, ocorrerá juntamente com um encontro das instituições de Ensino Superior da Pan-Amazônia, que vai discutir extensão universitária.

As inscrições para quem deseja apresentar trabalhos no evento seguem até 15 de setembro e podem ser feitas pela internet. Quem desejar participar do evento como ouvinte poderá se inscrever gratuitamente no dia do evento.

Serviço:
IFNOPAP 2018
Data: de 26 a 30 de novembro de 2018
Locais: Belém e Mosqueiro
Inscrições para trabalhos: até 15/09, por meio do site do evento
Inscrições para ouvintes serão realizadas no dia do evento

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação