Seminário debate textos de Benedito Nunes sobre Foucault

Sob a coordenação do professor Ernani Chaves, da Faculdade de Filosofia da UFPA, o “I Seminário: Benedito Nunes, leitor de Foucault” traz à discussão os textos do filósofo paraense sobre Michel Foucault. O Dorso do Tigre: A Arqueologia da Arqueologia (1968); Foucault e a Psicanálise (1988); Filosofia Contemporânea: Arqueologia e Hermenêutica (2004) serão os textos apresentados pelo mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Herbert Tadeu de Matos. O seminário ocorre nesta quinta-feira, 10, a partir das 9h, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Será o primeiro dos “Seminários Focault”, uma série de eventos que ocorrerá até novembro.

Como surgiu a ideia – Em 2016, faz 50 anos da publicação de As Palavras e as Coisas, 40 anos da publicação do primeiro volume da História da Sexualidade e da passagem de Michel Foucault por Belém, que, naquele momento, proferiu três conferências na UFPA. Então, para relembrar as datas, foi criada uma programação com uma série de seminários. “Vamos abrir os seminários de maneira bem simbólica, trazendo à discussão os textos de Benedito Nunes sobre Foucault”, ressalta Ernani Chaves, professor da Faculdade de Filosofia da UFPA e coordenador dos eventos.

Foco – O principal objetivo é relacionar o pensamento de Michel Foucault com questões importantes na sociedade atual. Os encontros contarão com professores e alunos convidados de outras áreas, os quais têm pesquisas que se inserem na filosofia de Foucault. A programação deverá contar, no máximo, com duas atividades mensais, será aberta ao público e terá lista de frequência para solicitar certificado de participação.

Importância – Os eventos proporcionarão contato com a obra do autor. “A única diretriz desses seminários é que não se trata de um elogio a Foucault e à sua obra, mas de uma interlocução com sua obra, com todas as tensões, problemas e dificuldades que ela contém”, acentua Ernani Chaves.

Os seminários terão como ministrantes professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação.

Inscrições – A inscrição gratuita para o primeiro seminário pode ser feita enviando a solicitação para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , com o nome completo e a instituição com a qual possui vínculo.

Serviço:
“Seminários Foucault”, I Seminário: Benedito Nunes, leitor de Focault.
Data: 10 de março
Local: No Auditório Programa de Pós-Graduação em Antropologia – PPGA