CAPES convoca usuários do seu Portal de Periódicos para opinarem sobre conteúdo do acervo

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) precisa da manifestação dos pesquisadores para avaliar a necessidade de continuidade ou não dos conteúdos indexados na biblioteca virtual. A convocação é justificada pelo início do período de renovação de contratos com editoras.

Os conteúdos indexados na biblioteca virtual da CAPES são assinados por tempo determinado em contrato. Ao final do prazo acordado é preciso fazer a renovação, caso seja interesse da comunidade manter o acesso ao periódico ou à base de dados. A renovação já foi iniciada e a equipe do Portal de Periódicos conta com o apoio dos usuários nesse processo.

A partir da indicação registrada da comunidade acadêmica – seja por meio de e-mail, carta ou ofício – a equipe de desenvolvimento de coleções do Portal de Periódicos reúne as demandas, organiza as informações necessárias e repassa para a equipe de contratos, informando sobre as renovações ou novas contratações – desde que a CAPES disponha de orçamento. Nesse aspecto, os membros da comunidade acadêmica são peças-chave para a seleção de quais materiais são mais relevantes para cada área do conhecimento.

Avaliações e comentários sobre os conteúdos que estão em fase de renovação contratual devem ser encaminhadas com uma análise explicativa. Ao colaborar, os usuários devem justificar as razões pelas quais as coleções devem ser mantidas ou não. A ação é importante para ampliar o entendimento sobre as reais necessidades de quem acessa as informações rotineiramente. Professores, pesquisadores, bibliotecários e estudantes têm à disposição o e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.  como canal de comunicação para acionar e se comunicar com a equipe.

Acesse o site da CAPES para mais informações e verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para a UFPA.