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Edital do Programa que custeia publicações científicas em revistas de circulação internacional

editalpapq

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (Propesp /UFPA) mantém aberto o Edital PAPQ, que tem como objetivo custear publicações científicas em revistas de circulação internacional, com a cobertura de despesas de tradução, revisão, preparo de imagens (ou ilustrações) e taxas de publicação de artigos enviados para revistas estrangeiras avaliadas como A1, A2 ou B1, em suas respectivas áreas de conhecimento, adotando-se como referência o sistema Qualis de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O PAPQ, como parte da política institucional de fortalecimento dos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes/CNPq, tem como meta induzir e estimular a publicação de artigos científicos de autoria de docentes, técnicos e discentes da UFPA em revistas de circulação internacional.

Esse Programa tem contribuído, estrategicamente, para o crescimento importante da produção científica na UFPA, e esses indicadores se refletem na melhoria dos Programas de Pós-Graduação, na avaliação da Capes. Além disso, a divulgação internacional da produção oportuniza acordos e cooperação com grupos de pesquisa estrangeiros.

Como participar - Para receber o apoio, as solicitações devem ser protocoladas no Protocolo Geral da UFPA, com encaminhamento à Diretoria de Pesquisa (DPQ) da Propesp, pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu ou pela Unidade Acadêmica a qual está vinculado o autor do artigo, cuja publicação será apoiada. Os recursos destinados às propostas selecionadas são da ordem de trezentos mil reais, oriundos do orçamento da Propesp para o ano de 2018.

O apoio será concedido à publicação de artigos que tenham como primeiro autor o docente, técnico ou discente da UFPA, integrante de Grupo de Pesquisa cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, inclusive discente egresso, quando se tratar de artigo relacionado a trabalho realizado em Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade. Conforme o Edital, será considerado egresso, o discente com dissertação ou tese defendida há menos de vinte e quatro meses da data de submissão da proposta.

Fluxo contínuo - A submissão de propostas poderá ser realizada até 30 de Novembro de 2018. A avaliação e contratação das propostas aprovadas serão efetivadas em fluxo contínuo, até o limite do recurso disponível. Juntamente com as propostas devem ser apresentados os documentos especificados no item 7 do Edital e os proponentes devem observar os itens descriminados no item 8, sobre os procedimentos no encaminhamento das solicitações de apoio.

O resultado do julgamento será informado ao candidato por meio de mensagem eletrônica. Em caso de indeferimento, o interessado terá o prazo de cinco dias para recorrer da decisão. O recurso deverá ser enviado à Diretoria de Pesquisa da Propesp.

Para mais informações, consulte o edital ou acesse o site da Propesp.

Texto e arte: Divulgação